Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra Sem Regras

Guerra Sem Regras: Veja 5 detalhes da história real alterados no filme

Novo sucesso alucinante no Prime Video, 'Guerra Sem Regras' retrata os eventos em torno da lendária Operação Postmaster, na Segunda Guerra Mundial

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 01/08/2024, às 20h00 - Atualizado em 03/08/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Personagens de 'Guerra Sem Regras' - Divulgação/Prime Video
Personagens de 'Guerra Sem Regras' - Divulgação/Prime Video

'Guerra Sem Regras', novo filme de Guy Ritchie, chegou ao catálogo do Amazon Prime Video. No longa-metragem, Henry Cavill dá vida ao militar britânico Gus March-Phillips, que em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial assume o comando de uma missão ousada que pode mudar os rumos do conflito.

O filme, segundo a sinopse, narra "a história da primeira organização de forças especiais [a Special Operations Executive (SOE)], formada durante a Segunda Guerra pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill e um pequeno grupo de oficiais militares".

Comandados por March-Phillips, esse grupo parte para a Operação Postmaster, com o objetivo de roubar dois barcos alemães na ilha espanhola de Fernando Po, em janeiro do ano de 1942.

Aqueles que assistem ao filme podem se surpreender ao saber que a narrativa gira em torno de eventos reais. Mas, assim como todo filme baseado em fatos, adaptações são feitas para tornar a história mais 'atraente'. Confira algumas das alterações abaixo!

+ Guerra Sem Regras: Veja o que aconteceu com o verdadeiro Gus March-Phillipps

1. Grande vilão

Heinrich Luhr (Til Schweiger) em 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Um personagem marcante no filme é o vilão, o cruel comandante nazista das forças armadas alemãs em Fernando Po, Heinrich Luhr. Interpretado por Til Schweiger, ele é retratado como uma ameaça para a missão. Mas, na vida real ele não existiu. 

Fora do filme, explica o Screen Rant, o responsável por comandar as tropas nazistas em Fernando Po foi o Capitão Specht. Porém, na história do longa, foi colocado um vilão mais presente e ficcional como substituto para o verdadeiro nazista.


2. Marjorie Stewart

Marjorie Stewart (Eiza Gonzalez) em 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Outra personagem marcante em 'Guerra Sem Regras' é a talentosa agente Marjorie Stewart (interpretada por Eiza Gonzalez), que trabalha com o SOE e é enviada a Fernando Po com a missão especial de tentar seduzir Heinrich Luhr, para que os barcos pudessem ser tomados. Ao contrário do tópico anterior, ela é realmente inspirada em uma figura que existiu, mas sua história é diferente.

Na realidade, Marjorie Stewart tornou-se atriz após o fim da guerra, trabalhou realmente com o SOE em algumas missões e, assim como mostra no epílogo do longa, também casou-se com Gus March-Phillips.

Porém, não existe uma indicação clara que comprovasse a sua presença na Operação Postmaster.


3. Ian Fleming

Ian Fleming (Freddie Fox) e o Brigadeiro Gubbins (Cary Elwes) em 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Quem assiste ao filme, presenciou Freddie Fox na pele do jovem Ian Fleming. Para quem não está familiarizado, Ian Fleming foi não só um militar britânico, como também um escritor e jornalista, sendo o responsável por criar o mais famoso agente secreto da cultura pop: James Bond — que, por sinal, é fortemente inspirado em Gus March-Phillips.

Porém, mesmo que Fleming tenha realmente trabalhado com o SOE, inicialmente serviu como assistente pessoal do Contra-Almirante John Godfrey, e não do Brigadeiro Gubbins, como mostra o filme. Foi o irmão de Ian, Colin, que trabalhou diretamente com o personagem em questão, inclusive participando de missões secretas na Grécia e na Noruega.


4. Festa

Parte do elenco principal de 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Próximo ao clímax do filme, 'Guerra Sem Regras' nos apresenta uma grande festa à fantasia organizada pelos militares britânicos em Fernando Po, como forma de distrair os oficiais alemães e espanhóis, enquanto o plano de roubar os dois navios é realizado por outros membros da equipe. Porém, na realidade essas distrações foram singelas.

Segundo o Screen Rant, por mais que celebrações fossem comuns entre oficiais militares, não ocorreu, em momento algum, uma grande festa à fantasia que distraísse grande parte dos líderes alemães.

Em vez disso, apenas duas pequenas festas foram decisivas para a Operação Postmaster: uma entre oficiais alemães, em que Richard Lippett conseguiu se infiltrar, e um jantar com alguns comandantes.


5. Conclusão da missão

Cena de 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Em determinado momento, assistimos a uma sequência brutal e repleta de sangue, com os combatentes dizimando dezenas de marinheiros alemães, enquanto assumem o comando das embarcações. Quando conseguem iniciar a fuga, mais soldados nazistas disparam em sua direção, tentando impedir o grupo de escapar do porto — o que, como sabemos, falha.

Na realidade, a Operação Postmaster foi bem mais silenciosa. Ambos os barcos saíram ilesos do porto, levando consigo marinheiros alemães capturados, em vez de mortos.

Além disso, os soldados que estavam no porto nem mesmo dispararam para tentar impedi-los, pois, buscavam alvos aéreos, pensando que a artilharia da ilha havia sido destruída com um bombardeio aéreo.