Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Índia

Jovem morre após cirurgia realizada por falso médico com tutorial do YouTube

Jovem de 15 anos foi submetido a procedimento de cálculo biliar sem consentimento da família; polícia indiana investiga o caso

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/09/2024, às 21h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma cirurgia - Getty Images
Imagem ilustrativa de uma cirurgia - Getty Images

Um trágico caso de negligência médica abalou o distrito de Saran, na Índia, no último sábado, 7. Um adolescente de 15 anos, identificado como Krishna Kumar, conhecido como Golu, morreu após ser submetido a uma cirurgia de cálculo biliar realizada por um suposto médico que teria seguido instruções de um tutorial no YouTube.

Segundo a família, o adolescente, que estava sofrendo de fortes dores de estômago e vômitos, foi levado à clínica de Ajit Kumar Puri na sexta-feira, 6. Embora tenha se sentido melhor após receber medicação, o falso médico insistiu na necessidade de uma cirurgia de emergência. O que se seguiu foi um procedimento feito sem o consentimento da família, que terminou em tragédia.

De acordo com o avô, Prahlad Prasad Shah, a cirurgia iniciou-se enquanto o pai de Golu estava ausente, tendo sido enviado a um posto de combustíveis a pedido do próprio médico. Quando o estado de saúde do jovem se deteriorou durante a operação, Puri chamou uma ambulância, mas já era tarde demais. O adolescente não resistiu e faleceu, levando o suposto médico e outros funcionários da clínica a fugirem do local.

Investigação

Segundo o UOL, a polícia indiana já iniciou uma investigação para prender o falso médico e seus cúmplices. "Estamos realizando buscas para prender o charlatão", afirmou um representante das autoridades.

O caso gerou grande comoção e indignação, levando a Associação Médica Indiana a se pronunciar.

"Este incidente é muito lamentável. O departamento de saúde deve tomar medidas contra esses charlatões", declarou Santosh Kumar Singh, secretário da entidade.