Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra sem Regras

Guerra sem Regras: Entenda a conexão do filme com James Bond

O mais recente filme de Guy Ritchie, ‘Guerra Sem Regras’ (2024), apresenta uma conexão surpreendente com James Bond, personagem fictício criado por Ian Fleming

Luiza Lopes Publicado em 30/07/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gus March-Phillipps (Henry Cavill) e James Bond (Daniel Craig) - Divulgação/Diamond Films; Divulgação/Universal Pictures
Gus March-Phillipps (Henry Cavill) e James Bond (Daniel Craig) - Divulgação/Diamond Films; Divulgação/Universal Pictures

O mais recente filme de Guy Ritchie, ‘Guerra Sem Regras’ (2024), apresenta uma conexão surpreendente com James Bond, personagem fictício criado pelo escritor britânico Ian Fleming em 1953.

A trama é baseada em arquivos do Departamento de Guerra Britânico e conta história da primeira unidade de combate ultrassecreta formada durante a Segunda Guerra Mundial pelo primeiro-ministro britânico Winston Churchill.

Conhecida como Special Operations Executive (SOE), o grupo tinha como objetivo ajudar movimentos de resistência através da espionagem e sabotagem dos pontos da Europa ocupados pelos alemães, usando técnicas de combate totalmente não convencionais.

James Bond

O filme apresenta a experiência de Fleming na Segunda Guerra Mundial, que acabou servindo como inspiração para sua criação mais famosa: o romance de espionagem ‘Casino Royale’, que estabeleceu o personagem James Bond.

O romance foi escrito em 1952, menos de uma década após o fim do conflito. Em ‘Guerra Sem Regras’, Fleming é interpretado por Freddie Fox e retratado como um dos aliados mais confiáveis de Churchill.

O escritor britânico é frequentemente visto ao longo da trama ao lado do Brigadeiro Gubbins (Cary Elwes), também conhecido como M. Gubbins. Na vida real, Fleming realmente trabalhou ao lado da SOE, embora tenha sido designado ao Contra-Almirante John Godrey.

Como mencionado nos momentos finais do filme, uma das principais inspirações para James Bond foi Gus March-Phillipps, interpretado por Henry Cavill.

"Tenho certeza de que Fleming escreveu James Bond com muitas histórias e diferentes personagens em mente, mas, pelo que entendi, Gus March-Phillipps foi uma das influências mais fortes. E, de fato, todos tinham números de código, e Gus era W01, que eventualmente se tornou 007 ao longo do tempo", disse Cavill durante uma participação no The Rich Eisen Show.