Baseado na história do naufrágio mais famoso da História, o filme "Titanic 2" só existiu nas televisões brasileiras; entenda
Publicado em 11/09/2024, às 19h00 - Atualizado em 16/09/2024, às 18h03
A trajetória do cinema internacional é repleta de obras que marcaram época e apaixonaram o público ao redor do mundo. Entre essas produções, certamente destaca-se "Titanic", dirigido por James Cameron, e que estreou em 1997 como um sucesso estrondoso, se consolidando, na época, como a maior bilheteria da História.
O impacto do filme foi igualmente sentido nos brasileiros. Até hoje, o longa-metragem baseado no naufrágio mais famoso que já existiu é capaz de fascinar diferentes idades.
A primeira exibição de "Titanic" na televisão brasileira ocorreu através da TV Globo no final do ano 2000. Devido à sua longa duração, a emissora optou por dividir a transmissão em dois horários distintos.
No cenário da época, marcado pela cômica e intensadisputa por audiência entre a TV Globo e o SBT, Silvio Santos chamou atenção ao criar estratégias para conseguir a atenção dos brasileiros.
Em uma dessas estratégias inusitados, Silvio decidiu exibir "Titanic 2" em 2 de janeiro de 2001. No entanto, é fundamental mencionar que este não é uma continuação oficial do filme protagonizado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet.
A produção em questão é, na verdade, um especial televisivo em duas partes transmitido originalmente pela CBS em 1996. Esta série, que foi editada e apresentada como um longa-metragem pelo SBT, contava com atores como Catherine Zeta-Jones, Peter Gallagher e Tim Curry, e também explorava histórias fictícias ambientadas no contexto do desastre de 1912.
O anúncio do "Titanic 2" no SBT foi promovido como a continuação da história de Jack e Rose, o que não era verdade. Apesar disso, a estratégia atraiu a curiosidade do público e conseguiu desviar parte da audiência da TV Globo.
Este tipo de tática criativa era uma marca registrada de Silvio Santos, que constantemente buscava antecipar os movimentos da concorrência ou reagir rapidamente.
O especial "Titanic 2" foi reprisado mais duas vezes pelo SBT, em 2006 e 2008, sempre com chamadas atraentes.