Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Astronomia

Mini-lua habitará a órbita da Terra por cerca de 50 dias; entenda o fenômeno

O fenômeno, que é raro, está previsto para começar em 29 de setembro, devendo se estender até o dia 25 de novembro

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 17/09/2024, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa - Imagem de Van Fulpen por Pixabay
Imagem ilustrativa - Imagem de Van Fulpen por Pixabay

A partir do dia 29 de setembro, um asteroide deve ser temporariamente capturado pela gravidade da Terra, formando uma "mini-lua" que completará órbita em 53 dias. O fenômeno, que é raro, está previsto para terminar em 25 de novembro.

O asteroide, denominado 2024 PT5, foi descoberto em agosto pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) e não será visível a olho nu, dada sua pequena dimensão, com apenas 10 metros de diâmetro. Segundo o portal O Globo, mesmo com telescópios amadores, será difícil observá-lo.

De acordo com a revista científica Research Notes of the AAS, o corpo celeste pode ter se originado no cinturão de Arjuna. Após sua passagem pela órbita terrestre, o 2024 PT5 deve voltar a se aproximar do planeta em 9 de janeiro de 2025 e, novamente, em 2055.

Casos anteriores

Esse não é o primeiro caso de uma "mini-lua" temporária orbitando a Terra. Em julho de 2006, um asteroide permaneceu ao redor do planeta por cerca de um ano. Além disso, outra mini-lua orbitou o planeta durante anos até maio de 2020, quando finalmente escapou da atração gravitacional.