Visto pela última vez há 71 anos, cometa já tem data para se aproximar de nosso planeta; confira!
Especialistas acreditam que um fenômeno meteorológico poderá ser observado a olho nu no próximo ano. O cometa 12/P Pons-Brooks, popularmente conhecido como "Cometa do Diabo", em razão de sua estrutura de gelo e gás em formato de chifres, deve se aproximar da terra em 8 de abril de 2024, pela primeira vez em 71 anos.
A visibilidade do cometa irá depender de muitos fatores, incluindo as condições atmosféricas. Mas aqueles que desejarem observar a passagem do corpo celeste poderão utilizar telescópios ou binóculos para uma melhor experiência.
Segundo apontado pelos cientistas, o cometa mede 17 quilômetros de diâmetro. Mas mesmo com sua impressionante dimensão, sua eventual aproximação ao planeta Terra não representa nenhum perigo, conforme repercutido pela CNN Brasil.
Em seu perfil na rede social X, antigo Twitter, a astrônoma amadora Helen Usher compartilhou imagens recentes do corpo celeste, e chegou a comparar o cometa com a nave Millennium Falcon, dos filmes 'Star Wars'.
Latest images from our #12P Campaign - great teamwork!
— Helen Usher (@tyseren) August 5, 2023
Now we're using 2m @faulkstel to try to determine the nucleus rotation period.
I'm sure setting up observations of the Millenium Falcon will be very popular when @senoj_draddots takes @comet_chasers to @eisteddfod next week! pic.twitter.com/3l3NRQHqTX
Segundo a Nasa, agência espacial do governo federal americano, cometas são grandes objetos formados por gelo e poeira, que orbitam ao redor do Sol. Sua principal característica são as caudas luminosas que os acompanham em seu trajeto. Esses corpos celestes foram formados há 4,6 bilhões de anos, durante a criação do Sistema Solar.