Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Harry Potter

Relembre como Harry Potter causou problema real em praia no País de Gales

Após um dos momentos mais tristes da saga do bruxinho mais famoso da ficção, praia galesa precisou lidar com problemas inesperados causados por fãs

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 17/09/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia tirada na praia de Freshwater West, no País de Gales, e cena de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte 1' (2010) - Getty Images / Reprodução/Warner Bros. Pictures
Fotografia tirada na praia de Freshwater West, no País de Gales, e cena de 'Harry Potter e as Relíquias da Morte: parte 1' (2010) - Getty Images / Reprodução/Warner Bros. Pictures

A saga 'Harry Potter' — um sucesso tanto da literatura quanto do cinema, conquistando pessoas por todo o mundo — é certamente uma das mais famosas de toda a cultura pop, que nos apresentou vários personagens cativantes e amados.

Porém, em um dos momentos mais dramáticos da franquia, quando se aproximava de seu encerramento, a morte de Dobby, o elfo doméstico, foi um choque e tanto para os fãs.

Um dos personagens mais queridos de toda a franquia, Dobby acompanhou Harry Potter e seus amigos desde o segundo livro, 'Harry Potter e a Câmara Secreta', e morreu no último livro (e penúltimo filme), 'Harry Potter e as Relíquias da Morte'. E essa cena dramática foi filmada na praia de Freshwater West, em Pembrokeshire, no País de Gales — tendo se tornado um problema local.

Cena da morte de Dobby em 'Harry Potter e as Relíquias da Porte: Parte 1' (2010) / Crédito: Reprodução/Warner Bros. Pictures

Problema com os fãs

Conforme repercute a BBC, no local em que ocorreram as filmagens da cena da morte de Dobby, pouco após o lançamento do filme de 2010, começaram a surgir algumas homenagens ao elfo doméstico. Tudo começou com uma pedra, depois outra, até que o local se abarrotasse de homenagens.

"Túmulo" de Dobby na praia de Freshwater West, no País de Gales / Crédito: Getty Images

Além de pedras com mensagens para o elfo doméstico, no túmulo a Dobby que se formou, também foram deixadas várias meias. Vale mencionar que, na franquia, os elfos domésticos só se livram da servidão quando ganham roupas de seus patrões — e no fim do segundo livro/filme, Harry Potter garante que o elfo receba uma meia de seus então donos, a família Malfoy.

+ Fé e maldição: a bizarra lenda do sino da ilha de Harry Potter

Destino do túmulo?

Com o acúmulo de homenagens, surgiu uma enquete encomendada pelo National Trust, a Fundação Nacional para Locais de Interesse Histórico ou Beleza Natural do Reino Unido, pedindo opiniões sobre o que fazer com o "túmulo" daquela praia, perguntando se ele deveria ser removido ou movido para um "lugar adequado de acesso público, fora do recinto".

Deixar uma meia nova é lindo, mas depois de um tempo essa meia provavelmente fica coberta de todo tipo de coisa. Quanto às pedrinhas, algumas pessoas se esforçaram para pintar algumas delas, apenas para homenagear um de seus personagens favoritos, e isso é muito bonito de ver", comenta Victoria MacLean, uma fã da franquia à BBC. 

Ela ainda reforça que acredita que, para que a vontade dos fãs seja suprida, ainda "tem que ter algo que agrade os fãs mantendo a beleza da praia, porque é uma praia incrível". 

Pedras com homenagens a Dobby na praia de Freshwater West, no País de Gales / Crédito: Getty Images

"Adoramos receber as pessoas no local, mas o aumento do número de visitantes significa que suas instalações e infraestrutura estão sob pressão ainda maior. Queremos que todos tenham uma experiência agradável e segura, ao mesmo tempo que garantimos o cuidado desta paisagem especial para as gerações futuras", informou ainda o National Trust no País de Gales, na época.

Apesar de o "túmulo" de Dobby ser uma questão abordada há bastante tempo pela comunidade local, até hoje as homenagens seguem se acumulando por lá, e nada foi feito na prática para mudar esse cenário.