Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Mundo

"Mama Uganda": Veja a história da mulher que teve 44 filhos

Conhecida como "Mama Uganda", Mariam Nabatanzi já foi considerada a mulher mais fértil do mundo, tendo 44 filhos em "apenas" 15 gestações

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/09/2024, às 16h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mariam Nabatanzi e alguns de seus filhos - Reprodução/Vídeo/YouTube/@drewbinsky
Mariam Nabatanzi e alguns de seus filhos - Reprodução/Vídeo/YouTube/@drewbinsky

Embora seja relativamente comum, ou pouco raro, mulheres que engravidam de gêmeos ou até trigêmeos é algo que sempre chama atenção. Mas, uma mulher ugandense chamada Mariam Nabatanzi vai além. Ela já foi considerada a mulher mais fértil do mundo.

Por mais que esse seja um título bastante audacioso, quem conhece sua história dificilmente negaria essa afirmação. Conhecida como "Mama Uganda", ela teve 44 filhos antes de completar 40 anos, ao longo de "apenas" 15 gestações. 

Múltiplas gestações

Conforme repercute o portal Universa, do UOL, Mariam Nabantanzi foi obrigada a se casar com apenas 12 anos, com um homem que já tinha 45. Ao youtuber e viajante americano Drew Binsky, que a entrevistou em vídeo publicado no começo deste ano, ela contou que a mãe a abandonou quando ainda era pequena, e o pai a "vendeu" ao homem com quem casou.

Ainda no primeiro ano de casamento, ela engravidou de gêmeos. Depois, ainda teve gestações múltiplas. Após os gêmeos, Mariam teve quatro gestações de trigêmeos, cinco de quádruplos, isso sem mencionar outros gêmeos e partos de apenas um bebê.

Trecho de vídeo onde é possível ver Mariam servindo comida a seus filhos / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@drewbinsky

Em entrevista ao The Sun, em 2019, ela tentou buscar métodos contraceptivos desde a primeira gestação de gêmeos. Porém, pílulas anticoncepcionais poderiam ser perigosas em seu caso, devido ao grande volume de seu útero. Foi por essa condição, inclusive, que ela ovulava muito mais que o comum, tornando gêmeos mais prováveis.

Complicações

No fim do que seria sua última gravidez, em 2016, Mariam perdeu um de seus filhos durante o parto, devido às complicações, sendo esta a sexta a criança a morrer. Além disso, ela também foi abandonada pelo marido, e precisou se desdobrar para criar, sozinha, seus 38 filhos.

Eu cresci entre lágrimas, aquele homem me fez passar por muito sofrimento. Todo o meu tempo foi gasto cuidando dos meus filhos e trabalhando para ganhar algum dinheiro", disse ela em 2019 ao The Sun.

No mesmo ano da entrevista, quando tinha 40 anos, Mariam finalmente conseguiu colocar um ponto final em sua lista de gestações. Após um procedimento cirúrgico em seu útero, hoje ela já não pode mais engravidar.

O vídeo de Drew Binsky ainda acrescenta que o filho mais velho tem 28 anos, e o mais novo apenas 6; e ela também já é avó de mais de 10 crianças. Ela também disse na entrevista que, atualmente, suas principais dificuldades ainda incluem cuidar sozinha de todos os filhos, além dos gastos escolares, médicos e de alimentação, pelos quais se responsabiliza sozinha. Porém, o que mais a traz felicidade na vida hoje são seus filhos.

Mariam Nabatanzi e filhos / Crédito: Reprodução/Vídeo/YouTube/@drewbinsky

"Depois de passar 24 horas convivendo com ela, com todos os filhos que tem, tenho de admitir que sua história é triste. [...] Mariam é a mulher mais forte que eu já conheci, não só por ter parido 44 filhos, mas por tudo o que já suportou", conclui o youtuber no vídeo.