Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Chaves

Chaves: Conheça a inusitada inspiração para o Seu Madruga

Interpretado por Ramón Valdés, o Seu Madruga tornou-se um dos personagens mais queridos e memoráveis de 'Chaves'; conheça!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/09/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ramón Valdés como Seu Madruga em 'Chaves' - Reprodução/Televisa Internacional
Ramón Valdés como Seu Madruga em 'Chaves' - Reprodução/Televisa Internacional

Especialmente para os brasileiros, poucos seriados de televisão conseguiram se tornar tão marcantes quanto 'Chaves', que marcou a programação do SBT durante décadas. Na obra, uma produção mexicana, acompanhamos o dia a dia de Chaves, um menino pobre que vive em um barril em uma vila, e enfrenta as mais inusitadas histórias com os moradores locais.

Interpretado por Roberto Gómez Bolaños, Chaves convive com vários personagens que se tornaram grandes ícones da televisão, como seus amigos Chiquinha e Kiko, e os adultos que frequentam a vila, como o Seu Barriga, o Professor Girafales, a Dona Florinda, a Bruxa do 71, e um dos personagens mais queridos por todos os fãs: Seu Madruga.

O homem que ficou marcado para sempre no imaginário brasileiro como o Seu Madruga, por sua vez, é o ator mexicano Ramón Valdés. Seu personagem é o pai da Chiquinha, e é um homem rabugento e pobre que, mesmo devendo eternos 14 meses de aluguel, segue vivendo na vila e se emaranhando nas confusões das crianças.

+ O Seu Madruga é pai do Chaves? Nada disso!

Parte do elenco de 'Chaves' / Crédito: Divulgação/Televisa Internacional

E como muito já vemos a arte imitando a vida, uma curiosidade sobre o personagem Seu Madruga é que, ao menos parcialmente, ele é inspirado em uma figura real. Não necessariamente por sua história, mas sim por sua personalidade: ele era muito parecido com o próprio Ramón Valdés — não à toa, o personagem em espanhol se chama Don Ramón.

Don Ramón

Conforme repercute o portal f5, da Folha, um dos filhos de Ramón, Estebán Valdés, já disse: "a persona de Don Ramón já existia antes de Roberto Gómez Bolaños [o Chaves] convidar meu pai para trabalhar na série. Tudo o que o Seu Madruga faz, meu pai fazia em casa: cantar, tocar violão, ter muitos trabalhos diferentes, como pintor, carpinteiro, cozinheiro".

Ele ainda comenta que seu pai era igualmente ranzinza em casa, e frequentemente dizia aos filhos e netos os bordões de Seu Madruga, como "que que foi, que que foi, que que há?" ou "só não te dou outra porque…". E até o visual foi herdado de Ramón, que saía de casa com calça jeans e camisa preta, gravava, e voltava com exatamente o mesmo figurino.

Roberto Bolaños e Ramón Valdés em 'Chaves' / Crédito: Reprodução/Televisa Internacional

Personagem querido

Frequentemente, quando perguntamos qual o personagem favorito de 'Chaves' a qualquer um, a resposta imediata é "Seu Madruga". Parte disso se deve à autenticidade do personagem, que gera grande identificação principalmente entre o público brasileiro.

Além do carisma próprio de Ramón Valdés, o Seu Madruga tem muitas características populares dos brasileiros. Ele é humilde, mas procura dar o melhor para a filha. Tem fama de desempregado, mas na verdade está sempre procurando trabalho e se vira com bicos em várias áreas", afirma Carlos Seidl, conhecido por dublar o Seu Madruga.

E todos aqueles que puderam conviver com Ramón Valdés contam que o personagem parecia muito bem apenas uma outra versão do próprio ator. "Ele era muito mais engraçado na vida real que na frente das câmeras. Estava sempre de bom humor, fazendo piadas. Era um ótimo amigo, como um irmão para mim. Tanto é que seus filhos me chamam de tio até hoje", conta Édgar Vivar, o Seu Barriga.

Quem também fala sobre a personalidade que faz Seu Madruga tão popular é o roteirista Pablo Kaschner, de 'Seu Madruga, Vila e Obra':

Ele tem uma malandragem que resulta em maior apelo com adultos e, em especial, com os brasileiros. É uma pessoa honesta, trabalhadora e sempre dá um jeitinho de se virar. Por isso é um ícone pop tão atual, estampa camisetas e virou tema de memes nas redes sociais quase 40 anos depois. Ele atinge uma gama maior de pessoas do que o Chaves, por exemplo, que é um personagem mais singelo e ingênuo".

A vida de Ramón Valdés

Nascido em 2 de setembro de 1923, na Cidade do México, Ramón Valdés era membro de uma família que ficou consagrada no país pela comédia, sendo irmão de Germán (conhecido como Tin Tan), Manuel (El Loco) e Antonio (El Ratón). Além de 'Chaves', Ramón também participou de mais de 50 filmes durante a era de ouro do cinema mexicano; mas nenhum papel lhe rendeu tanto sucesso quanto Seu Madruga.

Antiga fotografia com os quatro irmãos Valdés, estando Ramón à esquerda da imagem / Crédito: Licença Creative Commons via Wikimedia Commons

Ele foi convidado para se juntar ao grupo de Roberto Bolaños em 1968, ao lado de María Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, e Rúben Aguirre, o professor Girafales. Eles estrelaram uma série de programas que ficaram conhecidos dentro do país — tendo Ramón interpretado figuras emblemáticas como o pirata Alma Negra, Tripa Seca e Super Sam —, mas em 1972 'Chaves' chegou para mudar tudo.

Ramón trabalhou no seriado durante sete anos, e em 1979 decidiu abandonar o programa. Até hoje, muito se especula sobre seus motivos, que vão desde uma recusa de Bolaños em conceder um empréstimo, até divergências no rumo do seriado e dos salários pagos. Estéban, seu filho, ainda afirma que Ramón teve divergências com Florinda Meza, a Dona Florinda, que era casada com Bolaños.

Ramón Valdés até retornou ao programa Chespirito, que contava com outros seriados além de 'Chaves', por alguns meses em 1981, mas não permaneceu por muito tempo. No ano seguinte, foi até a Venezuela com Carlos Villagrán, o Quico — que deixou 'Chaves' em 1978 — , onde gravou o show 'Federrico'.

No fim da década de 1980, em 1987, a parceria de Valdés e Villagrán foi retomada com o programa 'Ah que Kiko', até que Ramón lidou com um agravamento em sintomas de câncer de estômago. Após dois meses internado em um hospital na mesma cidade que nasceu, em 9 de agosto de 1988, Ramón Valdés faleceu, deixando uma cicatriz eterna na televisão do México e da América Latina.

Ramón Valdés como Seu Madruga em 'Chaves' / Crédito: Reprodução/Televisa Internacional

Vale mencionar que, mesmo doente, Ramón não deixou de apresentar aquelas características que tanto cativaram as pessoas ao longo de sua vida. Na última visita que Édgar Vivar lhe fez ao hospital, o eterno Seu Barriga ainda o ouviu dizer: "E no final, eu não paguei o aluguel".

Esse era Ramón, sempre alegre e bem-humorado, não importando a dificuldade da situação que enfrentava", recorda o ator em entrevista em 2016 ao programa ‘Luciana By Night’, apresentado por Luciana Gimenez.