Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Harry Potter

Relembre a 'briga' entre o Vaticano e Harry Potter

Uma das franquias mais famosas de toda a indústria do cinema, 'Harry Potter' já foi alvo de duras críticas do Vaticano e do próprio papa

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 11/09/2024, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Radcliffe em 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' (2007) e o papa Bento XVI - Reprodução/Warner Bros. / Getty Images
Daniel Radcliffe em 'Harry Potter e a Ordem da Fênix' (2007) e o papa Bento XVI - Reprodução/Warner Bros. / Getty Images

Uma das franquias mais famosas e queridas de toda a história do cinema, 'Harry Potter' volta a chamar atenção com o desenvolvimento de uma nova série desenvolvida pela Warner, que pretende recontar a história do bruxo mais famoso da ficção com um novo elenco e abordagem.

Inspirada na saga literária de sete livros da escritora britânica J. K. Rowling — adaptados para as telonas em 8 filmes, lançados entre 2001 e 2011 —, a franquia cinematográfica foi um grande sucesso, conquistando diversos prêmios ao longo de uma década, além, do sucesso em bilheteria.

Amada por muitos, a saga do bruxinho também conquistou a antipatia de muitos. As histórias foram criticadas pelo Vaticano. 

+ Como Dobby, de 'Harry Potter', tem causado dor de cabeça em cidade galesa?

Cena de 'Harry Potter e a Pedra Filosofal' (2001) / Crédito: Reprodução/Warner Bros.

Críticas do papa

Em 2003, dois anos antes de se tornar o papa Bento XVI, o então cardeal Joseph Ratzinger criticou, em uma carta a uma mulher alemã, os livros da franquia 'Harry Potter'. Segundo a Reuters, ele dizia que as obras continham "seduções sutis" capazes de corromper os jovens cristãos de todo o mundo.

Além disso, no início de 2009, o então papa causou alvoroço na Igreja Austríaca, depois que tentou promover um padre que acreditava que as histórias de 'Harry Potter' "cheiravam a satanismo".

Ele também dizia que o furacão Katrina, que devastou Nova Orleans em 2005, era um castigo divino pelo pecado na cidade. Porém, líderes da Igreja Austríaca protestaram contra a decisão, e o papa foi forçado a cancelar a promoção.

Papa Bento XVI / Crédito: Getty Images

Bênção tardia

Foi apenas com 'Harry Potter e o Enigma do Príncipe', que a produção recebeu a "bênção" do Vaticano, que expressou críticas positivas.

Em 2009, a crítica do jornal do Vaticano disse que o sexto longa da franquia "atingiu o equilíbrio certo", devido a uma "linha clara de demarcação entre aqueles que trabalham para o bem e aqueles que praticam o mal".

Já o L'Osservatore Romano, um jornal diário da Cidade do Vaticano, chamou este de "o melhor filme da série".