Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra Sem Regras

Guerra Sem Regras: Conheça o grupo ultrassecreto de Churchill que inspirou filme

Filme mais assistido do Prime Video, Guerra Sem Regras resgata grupo ultrassecreto de Churchill que ajudou os Aliados a vencerem a Segunda Guerra e inspirou James Bond

Fabio Previdelli
por Fabio Previdelli
[email protected]

Publicado em 27/07/2024, às 16h00 - Atualizado em 29/07/2024, às 21h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação de Guerra Sem Regras - Divulgação/Prime Video
Divulgação de Guerra Sem Regras - Divulgação/Prime Video

Guiné Espanhola, 1942. Mercadores italianos e alemães participam de uma festa portuária na cidade de Santa Isabel, sem suspeitar que tudo não passava de uma armação. Enquanto brindam, afinal, um grupo de espiões ultrassecretos britânicos se prepara para roubar seus navios — que eram usados, supostamente, para traficar armas para as potências do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial.

Assim foi uma das missões da Operação Postmaster, que causou um incidente internacional e provou o poder do Special Operations Executive (SOE) — organização britânica dedicada a semear o caos e a sabotagem. 

As façanhas do grupo são retratadas no longa-metragem inédito "Guerra Sem Regras" (The Ministry of Ungentlemanly Warfare, no original), que estreou essa semana no catálogo do Prime Video. Dirigido por Guy Ritchie e estrelado por Henry Cavill, a produção é a mais assistida dentro da plataforma de streaming. 

Guerra Sem Regras monstra um lado mais tolo dentro dos objetivos muito sérios do SOE. Mas, afinal, o que o grupo fazia? Quem eles eram? Saiba mais sobre a agência que inspirou James Bond e ajudou os Aliados a vencerem a Segunda Guerra Mundial!

+ Os tanques infláveis usados na Segunda Guerra para enganar os nazistas

O 'Ministério da Guerra Desleal'

O Special Operations Executive nasceu quando bateu o desespero com o início da Segunda Guerra Mundial. Visto que, em 1940, Adolf Hitler já havia dominado grande parte da Europa. Surgia nos britânicos a necessidade de se antecipar aos movimentos do inimigo, criando um grupo de sabotagem e guerrilha que atuaria na surdina por toda a Europa. 

Assim, naquele mesmo ano, recorda matéria do National Geographic, o primeiro-ministro Winston Churchill criou o Special Operations Executive — um grupo que era tão amplo e secreto que nem mesmo os Aliados sabiam de sua existência. 

Com o principal objetivo de sabotagem e operações de propaganda contra as potências do Eixo, o SOE também serviu para criar e preparar exércitos secretos de grupos de resistência locais em países ocupados.

Estes eram auxiliados por agentes secretos que saltavam de paraquedas pelos países ocupados e se estabeleciam dentro desses grupos de resistência, oferecendo armas, dinheiro e mão de obra. 

Estima-se que cerca de 13.000 agentes lideraram iniciativas por toda a Europa, como estabelecer comunicação de rádio entre países ocupados e os Aliados, destruir fábricas de armas, e a até mesmo ajudar os Aliados a planejar a invasão da Normandia, em 1944.

+ Há 80 anos, acontecia o Dia D: Do planejamento a construção do mito

O grupo também organizou um golpe na antiga Iugoslávia, interceptou carregamentos de armas, roubou navios e realizou outros feitos de bravura — todos no maior sigilo possível. 

Mas apesar de fazer tudo por 'debaixo dos panos', engana-se quem pensa que os trabalhos dos agentes não era perigoso. Conforme recorda o NatGeo, os agentes de rádio do SOE, para se ter uma ideia, tinham uma expectativa de vida de apenas seis semanas após saltarem de paraquedas na Europa.

Além disso, cerca de 44% das agentes mulheres foram capturadas na França. Quem fosse descoberto, aliás, corria o risco de enfrentar a tortura, execução, prisão ou até mesmo ir parar em um campo de concentração. 

O grupo também possuia equipamentos para lá de curiosos e sofisticados, como tênis projetados para deixar pegadas falsas, armas com silenciadores e até mesmo um revólver que podia ser escondido em uma manga. A SOE também ofereceu documentos falsos e novas identidades aos seus operadores e outras áreas de suporte. 

Membros do SEO no sul da França, em 1944 - Imperial War Museum.

Por essas e outras, o grupo ganhou o apelido de The Ministry of Ungentlemanly Warfare (algo como o 'Ministério da Guerra Desleal'), um termo cunhado pelo próprio Churchill para se referir a conduta "irregular" dos combatentes. 

Mas as ações do SOE nem sempre eram mortais, os agentes também ficaram conhecidos por polvilhar pó de coceira nos uniformes alemães ou tudo que fosse possível para confundir e desmoralizar seus inimigos. Não por acaso, eles acabaram inspirando Ian Fleming — então oficial de inteligência naval que fazia a ligação com o SOE — a criar o famoso James Bond.

Fracassos e o esquecimento

Embora muito bem assertivo em diversas operações, o SEO não era infalível. Enquanto atuava na Holanda, o grupo chegou a sofrer com infiltrações de espiões nazistas e apesar das tentativas de alerta ao alto-escalão, as evidências foram ignoradas e 53 agentes foram enviados para a custódia alemã. O desmanche do grupo no país causou um prejuízo de cerca de dois milhões de dólares na época. 

As operações do SEO também constantemente colocavam os britânicos em mal bocados contra os Aliados — e, às vezes, até mesmo uns contra os outros. Como quando, após ação da Operação Postmaster, os espanhóis, neutros no conflito, ficaram furiosos quando souberam que os ingleses haviam roubado seus navios mercantes. Algo que nem mesmo os políticos britânicos sabiam. 

Em outra situação, os agentes do SEO motivaram os trabalhadores da resistência tcheca, quem eles tinham treinado, a assassinar Reinhard Heydrich — membro influente do Partido Nazista e arquiteto da 'Solução Final', que estava em andamento.

Como represália, os nazistas executaram centenas de pessoas e arrasaram uma cidade tcheca inteira. Além de colocarem em prática um de seus programas de aniquilação mais notórios, que causou a morte de 1,7 milhão de judeus, em homenagem a Heydrich.

O carro em que Reinhard Heydrich foi assassinado - German Federal Archives

Após a dissolução do SEO, em 1946, seus sucessos e fracassos ficaram desconhecidos por décadas. Apenas em meados dos anos 1990 que os registros da organização secreta foram desclassificados. Entretanto, muitos de seus agentes, principalmente mulheres, jamais foram reconhecidos publicamente.