Aventuras na História reúne os assuntos mais lidos da semana; confira a lista completa e leia as reportagens publicadas
Com a chegada do final de semana, a Aventuras na História reuniu as seis notícias mais lidas no site nos últimos sete dias. A identificação de um homem encontrado congelado em caverna, e a estreia de livro que examina a vida da família imperial após a Proclamação da República estão entre os temas mais acessados por leitores na semana.
Confira a lista completa abaixo!
Na última semana, um mistério de quase 50 anos foi solucionado: um homem encontrado congelado em uma caverna na Pensilvânia em 1977 fora identificado como Nicholas Paul Grubb, natural de Fort Washington, Pensilvânia.
O gabinete do legista do condado de Berks revelou a identificação, encerrando décadas de incerteza sobre a identidade do “Pinnacle Man”, apelido dado em referência ao pico nas Montanhas Apalaches, próximo de onde Grubb foi descoberto.
Em ‘Segredos de uma Família Imperial’, lançado pela Editora Planeta, a ilustre historiadora Mary Del Priore examina documentos e testemunhos para resgatar a trajetória pessoal e pública da família Orleans e Bragança após a Proclamação da República no Brasil. Com o episódio, a família imperial foi expulsa do Brasil.
Priore contou com registros de diários pessoais, periódicos e anotações de terceiros para retratar a primeira noite do golpe contra a monarquia e a urgência com que a família real precisou sair do Brasil.
Em exibição nos cinemas brasileiros, o filme "Longlegs - Vínculo Mortal" chama a atenção dos fãs de filmes de terror e suspense. Com Nicolas Cage, assistem a um serial killer que persegue famílias.
Em vídeo divulgado pela produtora do filme, a NEON, Osgood Perkins, diretor do longa-metragem, revelou que o seu trabalho foi inspirado no famoso assassinato de uma menina chamada JonBenét Ramsey, ainda não solucionado.
Um local simbólico para a proclamação da Independência é a região do Ipiranga, onde hoje está o Parque Independência, em São Paulo. Inclusive, a cena em questão acabou eternizada na emblemática obra 'Independência ou Morte', de Pedro Américo. No quadro, detalhe chama atenção: uma casa ao fundo.
Isso porque muitos acreditam que uma residência próxima ao Museu do Ipiranga seja a famosa "Casa do Grito". A propriedade recebeu esse nome em referência ao grito da Independência. Porém, a história não é bem assim.
Estudiosos descobriram que um vaso do Tesouro de Galloway, um dos mais importantes achados da era viking na Escócia, na verdade, tem sua origem no Oriente Médio. O tesouro valioso, que conta com mais de 5 quilos de prata, ouro, broches e adornos, conta com um fascinante vaso de prata bem preservado.
A revelação fora anunciada pelo Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, pouco antes de o item valioso ser exibido ao público pela primeira vez.
Na última semana, um dos filmes mais assistido por brasileiros na Netflix, "A Libertação" chama atenção. O longa-metragem, baseado em fatos, apresenta a história de uma mulher chamada Ebony Jackson. Mãe solo, ela busca um recomeço em uma casa nova, no entanto, a família vive um pesadelo: algo sinistro vive nos cômodos.
A história real que inspirou "A Libertação" vem de uma investigação feita pelo Indianapolis Star, que retratou a história da família Ammons em 2014. Latoya Ammons e seus filhos teriam sido possuídos por demônios que viviam na casa recém-alugada em Indiana, nos Estados Unidos.