Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Notícias

Homem encontrado congelado e livro sobre a família imperial: veja as notícias mais lidas da semana

Aventuras na História reúne os assuntos mais lidos da semana; confira a lista completa e leia as reportagens publicadas

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 07/09/2024, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Retrato do homem (à esqu.) e foto da família imperial (à dir.) - Divulgação/Gabinete do legista do condado de berks e Domínio Público / Otto Hees
Retrato do homem (à esqu.) e foto da família imperial (à dir.) - Divulgação/Gabinete do legista do condado de berks e Domínio Público / Otto Hees

Com a chegada do final de semana, a Aventuras na História reuniu as seis notícias mais lidas no site nos últimos sete dias. A identificação de um homem encontrado congelado em caverna, e a estreia de livro que examina a vida da família imperial após a Proclamação da República estão entre os temas mais acessados por leitores na semana.

Confira a lista completa abaixo!

1. Homem encontrado congelado

Na última semana, um mistério de quase 50 anos foi solucionado: um homem encontrado congelado em uma caverna na Pensilvânia em 1977 fora identificado como Nicholas Paul Grubb, natural de Fort Washington, Pensilvânia.

O homem identificado após 50 anos - Divulgação/Gabinete do legista do condado de berks

O gabinete do legista do condado de Berks revelou a identificação, encerrando décadas de incerteza sobre a identidade do “Pinnacle Man”, apelido dado em referência ao pico nas Montanhas Apalaches, próximo de onde Grubb foi descoberto.


2. A queda da família imperial 

Em ‘Segredos de uma Família Imperial’, lançado pela Editora Planeta, a ilustre historiadora Mary Del Priore examina documentos e testemunhos para resgatar a trajetória pessoal e pública da família Orleans e Bragança após a Proclamação da República no Brasil. Com o episódio, a família imperial foi expulsa do Brasil. 

Teresa Cristina, Antônio, Isabel, Pedro II, Pedro Augusto, Luís, Gastão e Pedro de Alcântara - Domínio Público / Otto Hees

Priore contou com registros de diários pessoais, periódicos e anotações de terceiros para retratar a primeira noite do golpe contra a monarquia e a urgência com que a família real precisou sair do Brasil.


3. Crime real inspirou "Longlegs"

Em exibição nos cinemas brasileiros, o filme "Longlegs - Vínculo Mortal" chama a atenção dos fãs de filmes de terror e suspense. Com Nicolas Cage, assistem a um serial killer que persegue famílias. 

Cena do filme "Longlegs" e a pequena JonBenét Ramsey - Divulgação

Em vídeo divulgado pela produtora do filme, a NEON, Osgood Perkins, diretor do longa-metragem, revelou que o seu trabalho foi inspirado no famoso assassinato de uma menina chamada JonBenét Ramsey, ainda não solucionado.


4. A casa do grito

Um local simbólico para a proclamação da Independência é a região do Ipiranga, onde hoje está o Parque Independência, em São Paulo. Inclusive, a cena em questão acabou eternizada na emblemática obra 'Independência ou Morte', de Pedro Américo. No quadro, detalhe chama atenção: uma casa ao fundo.

A "Casa do Grito" - Foto por Thiago Santos pelo Wikimedia Commons

Isso porque muitos acreditam que uma residência próxima ao Museu do Ipiranga seja a famosa "Casa do Grito". A propriedade recebeu esse nome em referência ao grito da Independência. Porém, a história não é bem assim.


5. A origem de um vaso milenar

Estudiosos descobriram que um vaso do Tesouro de Galloway, um dos mais importantes achados da era viking na Escócia, na verdade, tem sua origem no Oriente Médio. O tesouro valioso, que conta com mais de 5 quilos de prata, ouro, broches e adornos, conta com um fascinante vaso de prata bem preservado. 

O vaso milenar - Divulgação/Museu Nacional da Escócia

A revelação fora anunciada pelo Museu Nacional da Escócia, em Edimburgo, pouco antes de o item valioso ser exibido ao público pela primeira vez.


6. História real na Netflix

Na última semana, um dos filmes mais assistido por brasileiros na Netflix, "A Libertação" chama atenção. O longa-metragem, baseado em fatos, apresenta a história de uma mulher chamada Ebony Jackson. Mãe solo, ela busca um recomeço em uma casa nova, no entanto, a família vive um pesadelo: algo sinistro vive nos cômodos. 

Cena do filme "A Libertação"

A história real que inspirou "A Libertação" vem de uma investigação feita pelo Indianapolis Star, que retratou a história da família Ammons em 2014. Latoya Ammons e seus filhos teriam sido possuídos por demônios que viviam na casa recém-alugada em Indiana, nos Estados Unidos.