Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

'Gata mais velha do mundo' morre aos 33 anos de idade

Rosie, considerada a gata mais velha do mundo, morreu na semana passada aos 33 anos, na casa em que vivia com sua tutora, Lila Brissett

Luiza Lopes Publicado em 16/09/2024, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rosie, considerada a gata mais velha do mundo - Reprodução/SWNS
Rosie, considerada a gata mais velha do mundo - Reprodução/SWNS

Rosie, considerada a gata mais velha do mundo, morreu na semana passada aos 33 anos, na casa em que vivia com sua tutora, Lila Brissett, de 73 anos, em Norwich, Inglaterra.

Nascida em 1991, Rosie detinha, de forma não oficial, o título de gata mais velha, embora o Guinness World Records reconheça outra felina, Flossie, de 28 anos, nascida em 1995 em Kent, como a mais velha registrada.

No ano passado, um porta-voz do Guinness encorajou Lila a solicitar a análise da idade de Rosie para revisar o título, mas ela nunca chegou a fazê-lo, repercute o New York Post.

O gato mais velho de todos os tempos, de acordo com a publicação, é Creme Puff, de Austin, Texas, que viveu impressionantes 38 anos e três dias, de 1967 a 2005.

gata
Rosie e sua dona, Lila Brissett / Crédito: Reprodução/ SWNS

152 'anos humanos'

Rosie comemorou seu 33º aniversário em 1º de junho de 2024, equivalente a 152 anos em termos humanos, e costumava celebrar a data com uma torta de salmão. Segundo Lila, a gata, que vivia exclusivamente dentro de casa, não estava bem e um dia entrou no corredor, deitou-se e faleceu.

Sinto muita falta dela, mas há muitas boas lembranças e estou feliz por termos tido nosso tempo juntas", disse à SWNS. 

A gata só visitou o veterinário duas vezes ao longo da vida, aponta o Daily Mail. Ela era alimentada diariamente com ração Purina One, e Lila brincava que Rosie "faria um escândalo" se não recebesse sua comida. 

"Ela só foi ao veterinário duas vezes na vida. Uma para ser castrada nos anos 90 e cinco anos atrás para tomar antibióticos para um cisto na cabeça. Ela é uma figura. Ela ainda tem todos os dentes", afirmou anteriormente em entrevista ao jornal britânico. 

Questionada sobre o motivo de Rosie ter vivido até uma idade tão avançada, Lila disse: "Você me diz! Cuidado e atenção? Boa comida? Eu não sei. Todos os meus animais parecem viver até uma boa idade".