Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Balão de lixo enviado pela Coreia do Norte gera incêndio em prédio em Seul

Coreia do Norte tem lançado milhares de balões carregados de lixo em resposta às propagandas enviadas por ativistas sul-coreanos para seu território

Redação Publicado em 16/09/2024, às 13h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um balão de lixo norte-coreano que pousou em uma estrada sul-coreana em junho de 2024 - Divulgação/ROK JCS
Um balão de lixo norte-coreano que pousou em uma estrada sul-coreana em junho de 2024 - Divulgação/ROK JCS

Um balão repleto de lixo enviado pela Coreia do Norte que caiu em Seul causou um incêndio em um prédio, informou o departamento de bombeiros da capital sul-coreana nesta segunda-feira, 16. 

Nos últimos meses, o país tem lançado milhares de balões carregados de lixo e até fezes em resposta às propagandas enviadas por ativistas sul-coreanos para seu território.

Incêndio

Segundo comunicado do Corpo de Bombeiros de Gangseo, o incêndio ocorreu no domingo, 15, por volta das 21h04 (12h04 GMT), no telhado de um edifício comercial de quatro andares no distrito oeste de Seul. Cerca de 56 bombeiros e 18 caminhões foram mobilizados, e o fogo foi controlado em 18 minutos. 

Autoridades militares e policiais recolheram os restos do balão para análise. O Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS) informou que, na noite de domingo, Pyongyang lançou aproximadamente 120 balões, a maioria contendo "papel e plástico" sem risco significativo.

Contudo, alguns balões têm temporizadores que podem causar incêndios, e incidentes semelhantes já haviam sido registrados no mês, disse o porta-voz do JCS, Lee Chang-hyun, à AFP.

Alguns balões de lixo norte-coreanos têm temporizadores térmicos que podem causar incêndios se não se separarem corretamente quando o fio de aquecimento for ativado, o que atua para separar o balão de sua carga. O método consiste em um cronômetro térmico que aquece o material do balão, fazendo com que ele se desfaça no ar", relatou.