Os astronautas da NASA Suni Williams e Butch Wilmore estão passando por uma estadia inesperada de oito meses na Estação Espacial Internacional (ISS)
Os astronautas da NASASuni Williams e Butch Wilmore estão passando por uma estadia inesperada de oito meses na Estação Espacial Internacional (ISS), após o retorno sem tripulação da espaçonave Starliner da Boeing, que deveria trazê-los de volta à Terra.
Inicialmente, a missão deles deveria durar apenas oito dias, mas, apesar da extensão, ambos se mostram otimistas e satisfeitos com a experiência no espaço.
Williams expressou sua felicidade por estar na ISS, referindo-se a ela como seu "lugar feliz", enquanto Wilmore afirmou que não se sentiu desapontado com as decisões da NASA ou com os problemas enfrentados pela nave. Agora, eles devem retornar à Terra em fevereiro de 2025, a bordo de uma cápsula Crew Dragon da SpaceX.
Durante a coletiva de imprensa de sexta-feira, 13, os astronautas revelaram alguns dos planos que não poderão realizar no outono e inverno devido à estadia prolongada no espaço.
"Sempre sentimos falta de nossas famílias", comentou Williams, referindo-se à sua mãe, marido, dois cães e amigos. Nativa de Massachusetts, ela mencionou que sentiria falta da colheita de maçãs na Nova Inglaterra, em meio às cores vibrantes do outono, mas espera capturar fotos dessa paisagem do espaço.
Wilmore, por sua vez, lamentou perder grande parte do último ano do ensino médio de sua filha mais nova e o segundo ano de faculdade de sua filha mais velha.
Os astronautas seguirão exercendo suas funções na estação, inclusive tendo a oportunidade de votar na eleição presidencial de novembro, graças a um sistema especial de votação do Texas para astronautas.