Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Espaço

SpaceX lança missão que vai fazer astronautas 'caminharem' no espaço

Missão Polaris Dawn, que conta com quatro civis a bordo, deve realizar a primeira caminhada espacial em uma missão privada

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 10/09/2024, às 08h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novo traje desenvolvido especialmente para a missão - Divulgação
Novo traje desenvolvido especialmente para a missão - Divulgação

Foi lançado, na manhã desta terça-feira, 10, o foguete Falcon 9 da SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, marcando o início de uma missão histórica. O lançamento ocorreu às 6h25 no Kennedy Space Center, na Flórida, após dois adiamentos devido a condições meteorológicas desfavoráveis.

Conforme informou o portal ded notícias G1, a missão, chamada Polaris Dawn, busca realizar a primeira caminhada espacial em uma iniciativa privada e poderá alcançar uma altitude de 1.400 km, a maior distância da Terra atingida por humanos desde o programa Apollo, encerrado em 1972. Em comparação, a Estação Espacial Internacional (ISS) orbita a 420 km da superfície terrestre.

Com duração prevista de cinco dias, a missão conta com quatro civis a bordo, incluindo Jared Isaacman, organizador do programa Polaris. No terceiro dia, dois tripulantes poderão sair da nave para flutuar no espaço, a 700 km da Terra. Para isso, os astronautas passarão por uma preparação rigorosa, incluindo 45 horas de "pré-respiração" para eliminar o nitrogênio da cabine e evitar problemas de circulação sanguínea.

Trajes especiais

A SpaceX desenvolveu trajes especiais para a missão, chamados de trajes para atividade extraveicular (EVA). Esses uniformes contam com materiais utilizados nos foguetes da empresa, visor com câmera avançada e tecidos térmicos, proporcionando mais mobilidade e segurança aos astronautas.

A equipe da missão também está preparada para lidar com emergências, como vazamentos de oxigênio ou falhas na vedação da nave. O voo é o primeiro de três previstos pelo programa Polaris, sendo o último deles com a nave Starship, a maior já construída pela SpaceX.