Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Longlegs

Longlegs: Veja o crime real sem solução que inspirou o filme perturbador

Em cartaz nos cinemas brasileiros, Longlegs - Vínculo Mortal buscou inspiração em um assassinato real jamais solucionado

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 04/09/2024, às 17h00 - Atualizado em 11/09/2024, às 18h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme "Longlegs" (à esqu.) e a pequena JonBenét Ramsey (à dir.) - Divulgação e arquivo pessoal
Cena do filme "Longlegs" (à esqu.) e a pequena JonBenét Ramsey (à dir.) - Divulgação e arquivo pessoal

Em exibição nos cinemas brasileiros, o novo filme "Longlegs - Vínculo Mortal" vem despertando curiosidade nos fãs dos gêneros de terror e suspense. Estrelado por Nicolas Cage, os espectadores se deparam com um serial killer satânico que persegue famílias e que, após cometer crimes, passa a ser perseguido pelo FBI.

"A agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) é designada para um caso envolvendo um serial killer impiedoso que se autointitula LONGLEGS (Nicolas Cage). O assassino costuma deixar pistas com símbolos nas cenas do crime que apenas a agente é capaz de decifrar. A investigação toma rumos inesperados, enquanto Harker descobre uma conexão macabra com o assassino", destaca a sinopse do filme.

Embora o true crime seja filme de inúmeros lançamentos nos cinemas e na televisão, "Longlegs - Vínculo Mortal" não retrata uma história real. O que não impediu, no entanto, que o diretor buscasse inspirações em crimes da vida real. 

Em vídeo divulgado pela produtora do filme, a NEON, Osgood Perkins, diretor, revelou que o seu trabalho foi inspirado no assassinato de uma menina chamada JonBenét Ramsey, ainda sem solução. 

Alerta: os próximos parágrafos apresentam spoilers do filme!

Quem é JonBenét?

Nascida em agosto de 1990, JonBenét Ramsey era filha de Patricia e John Bennett Ramsey. Durante a infância, ficou famosa ao participar de competições infantis nos Estados Unidos. Em Boulder, Colorado, a pequena tinha fama de miss mirim. 

Em 6 de agosto de 1990, Patricia "Patsy" Ann Ramsey deu à luz JonBenét Patricia Ramsey, uma menina que viria a brilhar nos palcos ainda na infância. Patricia e John Bennett Ramsey, seu marido, já eram pais de Burke Ramsey, que nasceu em janeiro de 1987.

No entanto, tudo mudou em dezembro de 1996. Quando tinha apenas 6 anos de idade, JonBenét sumiu. Na residência da menina, foi deixada uma carta, que teria sido elaborada pelos sequestradores, exigindo o pagamento de 118 mil dólares. 

A pequena JonBenét Ramsey - Arquivo pessoal

Mas, o caso teve um desfecho trágico poucas horas após o envolvimento das autoridades. O corpo da criança foi encontrado sem vida no porão da família. Análises no cadáver indicaram uma morte por estrangulamento, além de uma lesão na cabeça. Além disso, ela tinha vestígios de violência sexual. 

Sem solução

Com o avanço das investigações, os pais da garota e até mesmo seu irmão, também menor de idade na época, se tornaram suspeitos do crime. John Mark Karr, ex-professor da criança, chegou a ser preso por pornografia infantil e admitiu a autoria do crime.

Seus familiares, no entanto, negavam. Alegram até mesmo que ele não estava na região no momento do crime. Além disso, as autoridades não encontraram o DNA de Karr no corpo da pequena miss. Por falta de provas, ele não fora julgado pelo crime em questão. 

Em dezembro de 2023, o Departamento de Polícia de Boulder alegou que o caso seria revisado. Quase um ano depois, não existem atualizações. Assim, o crime permanece, até hoje, como um mistério não solucionado. 

Para o filme, Osgood Perkins se inspirou em um detalhe intrigante do caso de JonBenét. 

"Foi o caso de JonBenét Ramsey. Eu estava bastava interessado nesse caso. Ele aconteceu perto do Natal e, no livro, diz que os pais tinham feito uma boneca igual a ela, em tamanho real. A boneca estava vestida como ela, numa caixa de papelão no porão, quando o crime aconteceu", explicou Perkins. 

Inspiração

Em "Longlegs - Vínculo Mortal", as bonecas são uma parte importante da história. Através de uma colaboradora, o serial killer envia os objetos em tamanho real, envolvidos num tipo de lavagem cerebral. Assim, os pais das crianças acabam convencidos a assassinar seus familiares. 

"Como os bonecos de vodu, se você quer infligir algo a alguém, você faz um boneco como ele e o cutuca. Se você quer derrubar um regime, você faz uma efígie de um político e a queima nas ruas. Fantoches, efígies, esculturas, estátuas, bonecos – tudo isso fazia parte da magia do mundo que eu queria criar", afirmou o diretor ao Inverse.

Uma das bonecas do filme "Longlegs" - Divulgação

"O assassinato aconteceu perto do Natal, e um presente que os pais deram a JonBenét foi uma réplica sua como uma boneca em tamanho real, usando um de seus vestidos de concurso. A boneca estava em uma caixa de papelão no porão, a 4,5 metros de onde ela foi morta, e havia algo tão insano nisso que eu acabei considerando", explicou Perkins.

"Longlegs - Vínculo Mortal" já pode ser assistido nos cinemas brasileiros.