Pioneiro do movimento artístico do barroco italiano, o talentoso Caravaggio teve uma vida curta, mas bastante conturbada
Publicado em 15/09/2024, às 09h00 - Atualizado às 12h48
Quando se fala sobre a História da Arte, é impossível não voltar o pensamento ao berço de alguns dos maiores artistas que já existiram: a Itália. Foi lá que o mundo presenciou a glória do "eterno" Império Romano, além de um dos movimentos artísticos mais importantes que já existiu, o Renascimento, e suas figuras louváveis como Leonardo da Vinci, Michelangelo e Rafael.
Também foi lá que surgiu o movimento artístico relevante e influente para a posteridade: o Barroco. Foi nessa fase que surgiu o lendário Caravaggio, que segue como inspiração para artistas mesmo 400 anos após sua morte.
Com um estilo quase incomparável de realismo, Caravaggio abordou em suas obras temas tradicionais, como naturezas-mortas e cenas sagradas, mas se destacou pela originalidade marcante, quase ultrapassando a barreira entre o sagrado e o profano.
Confira a seguir 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre o gênio-Barroco Caravaggio:
Embora muitos amantes de arte facilmente possam relacionar o nome de Caravaggio às suas obras, uma curiosidade é que este não é seu verdadeiro nome. Ele foi batizado como Michelangelo Merisi.
Segundo a Another Magazine, o artista conquistou o apelido em referência a seu local de nascimento, a pequena cidade de Caravaggio — ele era chamado de "Michelangelo Merisi de Caravaggio" —, no norte da Itália.
Durante a infância, Caravaggio se deparou com a tragédia mais de uma vez. Com apenas seis anos, em outubro de 1557, ele perdeu seu pai, avô e avó em um espaço de apenas três dias, quando a peste varreu Milão. Cinco anos depois, ele ficou órfão depois que sua mãe também morreu.
Com o falecimento da matriarca, Caravaggio era aprendiz do pintor Simone Peterzano em Milão (um suposto aluno de Ticiano).
Por mais que hoje uma das maiores marcas da arte de Caravaggio seja o realismo extraordinário, em sua época ele divida opiniões. Isso porque o que era pintado por ele, rugas, estrabismos ou "imperfeições" físicas, estavam muito longe do idealismo de Michelangelo, por exemplo.
Um contemporâneo de Caravaggio, Francesco Scannelli, até mesmo o acusou de criar obras de "naturalismo terrível... enganos surpreendentes, que atraíam e arrebatavam a visão humana".
E, bem, o fato de Caravaggio ter empregado pessoas de escalões mais baixos da sociedade, como vagabundos e prostitutas, em obras de temas sagrados, também era motivo para o enfurecimento de alguns.
Outro elemento que também ficaria bastante conhecido das obras de Caravaggio é que ele frequentemente representava sua própria face em suas obras. Um exemplo memorável é a pintura 'Pequeno Baco Doente', de 1593, que seria, na verdade, uma pintura de si quando se curava de uma enfermidade.
Além disso, também acredita-se que a cabeça decepada de Golias em 'Davi com a Cabeça de Golias' possua traços bastante semelhantes aos do artista, e que ele seja a figura segurando uma lanterna no canto direito de 'A Captura de Cristo'.
A "arte profana" de Caravaggio talvez nem mesmo fosse a maior razão para as confusões em que o artista se metia; mas sim seu temperamento explosivo. Existem relatos de que ele vivia com base em algum elaborado código de honra, e que isso seria responsável até por algumas brigas que o forçaram a fugir de Milão.
Também destaca-se em sua história uma ocasião em que Caravaggio entrou em uma briga com um homem chamado Ranuccio Tomassoni, supostamente por uma infidelidade da esposa do homem, que culminaria no artista assassinando-o. Como resultado, ele acabou banido de Roma. Fugiu para Nápoles e buscou trabalho em Malta, no entanto, escapou para a Sicília após mais uma briga e, eventualmente, retornou a Nápoles.
Foi em Nápoles que, em 1609, Caravaggio foi brutalmente atacado por um agressor desconhecido, provavelmente que buscava algum tipo de vingança, sendo gravemente ferido com um corte no rosto. Esse ferimento nunca se recuperou totalmente e, em 1610, faleceu aos 38 anos, quando provavelmente tentava retornar a Roma.