Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Guerra Sem Regras

Guerra Sem Regras: Veja o que aconteceu com o verdadeiro Gus March-Phillipps

Novo sucesso no Prime Video, 'Guerra Sem Regras' inspira-se na maluca trajetória militar de Gus March-Phillipps durante a Segunda Guerra Mundial

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 31/07/2024, às 17h45 - Atualizado em 03/08/2024, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gus March-Phillipps, interpretado por Henry Cavill em 'Guerra Sem Regras', e na vida real - Divulgação/Prime Video / Domínio Público via Wikimedia Commons
Gus March-Phillipps, interpretado por Henry Cavill em 'Guerra Sem Regras', e na vida real - Divulgação/Prime Video / Domínio Público via Wikimedia Commons

Na última semana, chegou ao Amazon Prime Video o novo filme 'Guerra Sem Regras'. Dirigido por Guy Ritchie, e com Henry Cavill no elenco, o longa-metragem acompanha a história daquela que pode ser considerada a primeira organização de forças especiais do Reino Unido fundada por Winston Churchill em meio ao caos da Segunda Guerra Mundial: a Special Operations Executive (SOE).

Foi essa organização, inclusive, a responsável pela notávelOperação Postmaster, na qual um grupo de apenas 30 homens partiu secretamente, em janeiro de 1942, para capturar três navios do Eixo que ancorados no porto de Santa Isabel, em um território espanhol neutro. 

Na época, fora executada e comandada por Gus March-Phillipps, à frente da unidade de Comando nº 62 do Exército Britânico.

Não à toa, Gus March-Phillipps (interpretado no filme por Henry Cavill) é o personagem principal que acompanhamos aqui. Como todos os filmes baseados em histórias verídicas, muitos dos acontecimentos representados, bem como os personagens envolvidos, são meramente ficcionais, porém, a vida de March-Phillipps certamente foi uma grande aventura.

Confira a seguir o que aconteceu com o verdadeiro Gus March-Phillipps após os eventos da Operação Postmaster:

+ Guerra sem Regras: Veja o que aconteceu com o Anders Lassen da vida real

Casamento

Apenas alguns meses após a Operação Postmaster, ainda em 1942, Gus March-Phillippscasou-se com Marjorie Stewart (interpretada por Eiza Gonzalez), o que é inclusive mencionado em texto, na tela do filme, nos momentos finais. 

Segundo o Screen Rant, não se sabe exatamente o tempo de relacionamento antes da Operação Postmaster, mas fato é que eles se casaram apenas três meses após a missão, em abril de 1942.

Marjorie Stewart (Eiza Gonzalez) em 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

Porém, ainda no que se refere a Marjorie, mesmo que tenha sido representada como um nome importante no filme, não há qualquer evidência de que ela tenha sido realmente envolvida na missão. Ainda assim, ela foi considerada por muito tempo como um membro do Special Operations Executive (SOE).

Honra militar

Após a Operação Postmaster ter se mostrado um completo sucesso, diferentes membros da SSRF (Small Scale Raiding Force, a equipe apresentada no filme, fundada por March-Phillipps e que era supervisionada pela SOE) foram reconhecidos por autoridades militares superiores britânicas. Isso, mesmo que todos negassem que a missão tivesse acontecido com conhecimento do governo.

Por seu papel importante, Gus March-Phillipps recebeu a Distinguished Service Order of the King ("Ordem de Serviço Distinto do Rei"). Graças ao sucesso, foi formada uma equipe especial como braço do Comando de Operações Combinadas Britânico.

Morte

Embora 1942 ter sido o ano que marcou March-Phillipps na História — vale lembrar que ele serviu de inspiração para o espião mais famoso da cultura pop, James Bond —, o combatente não sobreviveu para vê-lo chegar ao fim.

Henry Cavill como Gus March-Phillipps em 'Guerra Sem Regras' / Crédito: Divulgação/Prime Video

A Operação Postmaster ocorreu em janeiro, e Gus casou-se em abril. Nos meses que se seguiram, ainda participaria de outras missões e treinamentos menores, até que, em setembro de 1942, foi morto durante a Operação Aquatint, uma missão fracassada realizada na costa da França.

Na missão, March-Phillipps liderou uma pequena equipe com apenas 11 membros em um ataque ao longo da área que ficaria conhecida como Omaha Beach — onde as tropas americanas desembarcaram no Dia D —, para sondar e reunir informações sobre as defesas costeiras das tropas alemãs.

Para tanto, utilizaram um navio furtivo padrão da SSRF, o Missile Torpedo Boat, e chegaram à costa. Porém, conforme se aproximavam de diferentes casas, foram descobertos por uma patrulha alemã — três homens morreram, entre eles, Gus March-Phillipps.

Mesmo que sua história como um Comandante Britânico tenha sido breve, March-Phillipps conseguiu feitos que o marcaram para sempre na história da Segunda Guerra.