Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Gladiador 2

Gladiador 2: Saiba quem é quem no novo filme de Ridley Scott

Sequência de clássico filme do ano 2000, 'Gladiador 2' chega aos cinemas em novembro; confira quem são o elenco e os personagens!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 24/07/2024, às 19h00 - Atualizado em 27/07/2024, às 12h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington em 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures
Paul Mescal, Pedro Pascal e Denzel Washington em 'Gladiador 2' - Divulgação/Paramount Pictures

No mês de novembro, chega aos cinemas o filme 'Gladiador 2'. Dirigido por Ridley Scott, o longa-metragem é uma continuação do clássico 'Gladiador', lançado no ano 2000, e nos transporta mais uma vez para uma intensa história de ação e aventura no antigo Império Romano.

No filme original — que conquistou o prêmio de Melhor Filme no Oscar em 2001 —, acompanhamos a saga do general romano Maximus (interpretado por Russell Crowe), que se torna um escravo após traição do ambicioso filho do imperador, Commodus (Joaquin Phoenix), e precisa ascender mediante lutas de gladiadores para vingar-se.

Já na continuação, que se passa cerca de 20 anos após os eventos do primeiro filme, o protagonista é Lucius (Paul Mescal), que é forçado a entrar no Coliseu como um gladiador, depois que sua casa é conquistada pelos tirânicos imperadores Caracala e Geta, que lideram Roma com ferro.

"Com raiva em seu coração e o futuro do Império em jogo, Lucius deve olhar para seu passado para encontrar força e honra para devolver a glória de Roma ao seu povo", destaca o material promocional do filme. 

Um fator que atrai curiosidade, mesmo naqueles que não conhecem ao primeiro filme, é o elenco de peso que estrelará neste novo filme. Conheça alguns dos nomes e seus personagens!

+ Gladiador 2: Tudo o que sabemos sobre a continuação de Ridley Scott

Paul Mescal

Paul Mescal em 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Nos últimos anos, Paul Mescal ganha cada vez mais espaço em Hollywood: foi indicado ao Oscar de Melhor Ator em 2023, por sua participação em 'Aftersun'. No filme de Ridley Scott, ele será o protagonista, Lucius, sobrinho do antigo imperador Commodus e filho de Lucilla — embora sequer saiba de sua linhagem real.

Uma curiosidade é que o personagem, Lucius, já apareceu em 'Gladiador', através da interpretação de Spencer Treat Clark, que presencia a morte de Commodus nas mãos de seu herói, Maximus. "Eu nunca esqueci que um escravo poderia se vingar de um imperador", diz ele no trailer da nova produção.

Denzel Washington

Denzel Washington em 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Veterano em Hollywood, já vencedor de dois prêmios Oscar, Denzel Washington estrela em 'Gladiador 2' como Macrinus, um ex-escravo e comerciante de escravos em busca de vingança que quer derrubar os governantes tiranos de Roma. Em 2022, Washington tornou-se o ator negro mais indicado ao Oscar na História, após conquistar sua 10ª indicação.

No trailer, vemos que Macrinus pode ser um importante aliado de Lucius, mesmo que o considere como seu "instrumento" para derrubar Marcus Acacius, um general que treinou sob ordens de Maximus, antes de atacar os imperadores. Macrinus, vale mencionar, é uma figura histórica que realmente existiu, tendo servido como imperador por quatorze meses, após conspirar contra Caracala.

Pedro Pascal

Paul Mescal e Pedro Pascal em 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Pedro Pascal atraiu grande atenção após participar de séries famosas, como 'Game of Thrones' (onde interpretou Oberyn Martell), 'Narcos' (Javier Peña), 'The Last of Us' e 'The Mandalorian'. 

No filme, ele será um dos principais antagonistas, o já mencionado general romano Marcus Acacius. No trailer, é possível assistir cenas de uma batalha brutal no Coliseu entre ele e Lucius, colocando Pascal frente a frente com Mescal.

Joseph Quinn e Fred Hechinger

Fred Hechinger e Joseph Quinn, respectivamente, em 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Paramount Pictures

Joseph Quinn (que ficou famoso por seu papel em 'Stranger Things') e Fred Hechinger (que participou da primeira temporada de 'The White Lotus') serão, respectivamente, os imperadores Geta e Caracala, que governam Roma lado a lado.

Historicamente, os dois irmãos Caracala e Geta realmente governaram o império juntos, mas não se davam bem. Toda a tensão entre os dois culminou, inclusive, no episódio em que Geta é assassinado a mando do irmão, que toma o poder do império todo para si.

+ Gladiador 2: Veja a trágica história dos imperadores retratados no filme

Outro detalhe curioso é que, anteriormente, quem interpretaria Caracala seria o ator irlandês Barry Keoghan, que abandonou o projeto devido a conflitos de agenda, segundo o Deadline. Por isso, ele foi substituído por Hechinger.

Connie Nielsen

Connie Nielsen em 'Gladiador' (2000) e 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Universal Studios / Divulgação/Paramount Pictures

Em 'Gladiador', uma personagem emblemática e importante para a narrativa é Lucilla, irmã de Commodus, amante de Maximus e mãe de Lucius. Originalmente, ela foi interpretada por Connie Nielsen, atriz que retorna para o papel.

Em uma cena crucial para a história, revelada no trailer, ela dá ao pequeno filho Lucius um anel que teria pertencido a Maximus. A atriz também é conhecida por participações em 'Mulher Maravilha' (2017) e 'Advogado do Diabo' (1997).

Derek Jacobi

Derek Jacobi em 'Gladiador' (2000) e 'Gladiador 2' / Crédito: Divulgação/Universal Studios / Divulgação/Paramount Pictures

Outra figura que retorna para reprisar seu papel de duas décadas atrás é o ator britânico Derek Jacobi. Intérprete do senador Gracchus, ele conspirou no primeiro filme com Maximus e Lucilla na tentativa de derrubar Commodus.

Segundo o The Wrap, ele já participou de muitos filmes louváveis, entre eles 'Hamlet' (1996), de Kenneth Branagh, além de 'Henrique V' (1989), 'Assassinato no Expresso do Oriente' (2017), 'Voltar a Morrer' (1991), 'O Discurso do Rei' (2010) e 'O Corcunda de Notre Dame' (1982).