Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Titanic

Titanic: Afinal, existe uma inspiração real por trás do personagem Jack Dawson?

Um dos maiores clássicos do cinema, 'Titanic' é inspirado no verdadeiro naufrágio do navio "inafundável" RMS Titanic em 1912; personagem de DiCaprio é inspirado em pessoa real?

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 10/07/2024, às 16h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O navio e o personagem Jack Dawson, de Leonardo DiCaprio, em 'Titanic' (1997) - Reprodução/20th Century Fox
O navio e o personagem Jack Dawson, de Leonardo DiCaprio, em 'Titanic' (1997) - Reprodução/20th Century Fox

Um dos maiores sucessos do cinema já feitos, 'Titanic' definitivamente estabeleceu James Cameron como um dos maiores cineastas de todos os tempos. Na época de seu lançamento, bateu recordes de bilheteria, marca que só viria a ser superada mais de 10 anos depois por ele mesmo, com 'Avatar'.

No filme, lançado em 1997, acompanhamos a emocionante história de amor entre "um artista pobre e uma jovem rica que se conhecem e se apaixonam na fatídica viagem inaugural do Titanic em 1912. Embora esteja noiva do arrogante herdeiro de uma siderúrgica, a jovem desafia sua família e amigos em busca do verdadeiro amor", conforme a sinopse.

No entanto, como muitos sabem, essa história foi responsável por tirar lágrimas de muita gente em suas mais de duas décadas de existência. Afinal, ela gira em torno dos verdadeiros eventos do naufrágio do RMS Titanic, em 1912, considerado na época um "navio inafundável". Ao todo, das 2224 pessoas a bordo, estima-se que 1517 morreram no incidente.

Sendo o filme inspirado em eventos reais, muita gente se pergunta o quanto da trágica história está representada na tela, desde como os eventos se sucederam até os personagens. E de fato, algumas figuras que aparecem em 'Titanic' são inspiradas em pessoas da vida real, mas para a tristeza de muita gente, o casal principal, Jack e Rose (interpretados por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet), são parte fictícia... Ou pelo menos em partes.

+ Titanic: Veja 6 personagens do filme que foram inspirados em pessoas reais

Verdadeiro Jack

Quando James Cameron, conhecido por ser um diretor bastante perfeccionista em seus filmes e que se apoia bem em eventos históricos, concebeu o roteiro de 'Titanic', os dois personagens centrais da narrativa, Jack Dawson e Rose DeWitt Bukater, foram criados por ele, para contar uma história de amor paralela aos eventos reais, em vez de contar uma história verdadeira.

Porém, foi só depois da criação de Jack Dawson que Cameron descobriu que, realmente, havia um homem chamado J. Dawson a bordo do RMS Titanic. Em vez de Jack, ele se chamava Joseph, mas surpreendentemente ainda compartilhava algumas semelhanças com o personagem de DiCaprio.

Leonardo DiCaprio e Kate Winslet como Jack e Rose em 'Titanic' / Crédito: Reprodução/20th Century Fox

Curiosamente, após o lançamento do filme, de acordo com o Screen Rant, o túmulo simples encontrado no Canadá de "J. Dawson" acabou se tornando um ponto turístico, onde muitas pessoas deixavam flores e fotos de Leonardo DiCaprio. Mas afinal, quem foi Joseph Dawson?

Joseph Dawson

Joseph Dawson era um jovem católico irlandês que, para seu infortúnio, estava a bordo do RMS Titanic. Ele tinha apenas 23 anos quando morreu no naufrágio, e era um rapaz pobre de Dublin que buscava ganhar a vida no mar, servindo como aparador no grande navio.

Túmulo de J. Dawson / Crédito: Foto por Bigg(g)er pelo Wikimedia Commons

Nessa função, ele trabalhava no fogão, uma sala em que o carvão era direcionado aos homens que alimentavam as fornalhas. Curiosamente, Jack Dawson também era pobre e embarcou no Titanic para trabalhar, para pensando em retornar aos Estados Unidos, mas encontrou o amor do resto de sua vida no navio; já Joseph, queria retornar para sua casa, também para seu amor. Infelizmente, ambos tiveram um destino trágico, e afundaram no mar gelado em 14 de abril de 1912.