Lançado em 1997 por James Cameron, o filme 'Titanic' se baseia no mais famoso naufrágio da História
Lançado em 1997 por James Cameron, o filme 'Titanic' é capaz de fascinar diferentes gerações ao misturar fato e ficção a respeito do mais famoso naufrágio da História. Ocorrido em 1912, o Titanic deixou mais de 1.500 pessoas mortas ao colidir com um iceberg no Oceano Atlântico.
O naufrágio e o filme chamaram atenção nos últimos dois meses, quando um submarino da empresa OceanGate realizou uma expedição até os destroços do Titanic. No entanto, a experiência acabou em tragédia quando o veículo implodiu no oceano e causou a morte das cinco pessoas que estavam a bordo.
Quanto ao filme, o público conhece a história fictícia dos personagens Jack (Leonardo DiCaprio) e Rose (Kate Winslet), que vivem um amor proibido, no entanto, o longa também conta com personagens inspirados em pessoas reais relacionadas ao naufrágio do Titanic. Embora Rose e Jack não tenham existido na vida real, separamos algumas das pessoas reais retratadas no filme por Cameron. Confira abaixo!
Sem dúvidas, uma das mais famosas cenas do Titanic é que a mostra o momento em que o capitão observa o pânico em meio ao naufrágio e toma uma decisão: afundar com o navio. O personagem, entretanto, não é fruto da criatividade de James Cameron. Interpretado por Bernard Hill, o capitão se chamava Edward Smith e morreu durante a tragédia. Seu corpo, infelizmente, não foi recuperado.
Uma das personagens mais icônicas de 'Titanic' é Margaret Brown. Socialite em ascensão, ela chama atenção de quem assiste ao filme principalmente no final, quando tenta ajudar as pessoas que não conseguiram se salvar.
Notando que existe espaço no bote salva-vidas, tenta voltar para próximo do local do naufrágio e ajudar mais pessoas. No filme, ela é interpretada por Kathy Bates, entretanto, na vida real, recebeu o apelido 'Molly inafundável' e inspirou um musical lançado em 1960: 'The Unskinkable Molly Brown', como repercutido pela Cosmopolitan.
Um personagem que não tem tanto destaque no filme, mas chama atenção de quem procura a respeito da história do naufrágio é John Jacob Astor IV. Isso porque ele foi inspirado no passageiro mais rico que estava no Titanic. Infelizmente, John faleceu durante o naufrágio. Seu corpo foi identificado pelo resgate através das iniciais que foram costuradas em sua roupa.
Personagem importante no filme, Thomas Andrews é interpretado por Victor Garber no filme de James Cameron. Tanto no filme, quanto na vida real, ele foi o construtor naval envolvido na construção do Titanic. Assim como no longa, ele tentou ajudar ao máximo os passageiros ao entregar coletes salva-vidas e morreu na tragédia.
Um personagem que tem um destino controverso no final do filme é o primeiro oficial do Titanic, William Murdoch. Pressionado pelo caos que toma o navio como resultado naufrágio, ele atira em um passageiro e, em seguida, tira a própria vida. No entanto, o que realmente aconteceu com o William da vida real em abril de 1912 é alvo de controvérsia. Com o lançamento do filme, a família de Murdoch se incomodou com a maneira como ele é retratado no filme e recebeu um pedido de desculpas por parte de Cameron.
Cena emocionante de 'Titanic' é o momento em que mostra o casal Ida e Isidor Straus afundando com o navio. Na vida real, Isidor era o coproprietário da famosa loja de departamentos Macy's. Interpretados no filme por Lew Palter e Elsa Raven, Ida desistiu de se salvar num bote salva-vidas quando descobriu que o seu companheiro não poderia acompanhá-la.
Todavia, a maneira como a morte de ambos é retratada no filme não aconteceu na vida real. Com a tragédia do submersível da OceanGate, chamou atenção a informação de que a esposa do CEO da companhia, Wendy Rush, é descendente do casal.