Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Desventuras / Van Gogh

Carreiras e últimas palavras: 5 coisas que você provavelmente não sabia sobre Van Gogh

Um dos mais influentes e conhecidos artistas que já existiu, Vincent van Gogh teve uma vida turbulenta e uma carreira artística conturbada; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 08/09/2024, às 17h00 - Atualizado em 09/09/2024, às 17h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Autorretrato de Vincent van Gogh sobre a obra 'Amendoeira em Flor' - Domínio Público via Wikimedia Commons
Autorretrato de Vincent van Gogh sobre a obra 'Amendoeira em Flor' - Domínio Público via Wikimedia Commons

Ao longo da História, poucos artistas conseguiram tanto destaque, notoriedade e influência quanto Vincent van Gogh. Neerlandês, ele teve uma vida conturbada, mas hoje é lembrado como um dos maiores artistas que já existiu.

Frequentemente, é mencionado sobre van Gogh a fragilidade de sua saúde mental ao longo do tempo. Em lapsos e momentos de crise, ele chegou inclusive a ingerir tinta amarela e decepar sua orelha esquerda.

Mas, sua arte também foi realmente transformadora. Com suas obras, van Gogh definiu o que seria o movimento do pós-impressionismo, através de cores vibrantes e perspectiva subjetiva. Confira a seguir 5 curiosidades sobre a vida e a história de Vincent van Gogh:

Recorte de autorretrato de van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

1. Obra vendida

Por mais que hoje não exista uma pessoa que desconheça ao menos o nome de van Gogh, um fato curioso é que, quando vivo, o artista não conseguiu se tornar um grande sucesso. A única obra que ele vendeu em vida foi 'A Vinha Encarnada', por cerca de 400 francos na Bélgica, apenas sete meses antes de sua morte.

'A Vinha Encarnada', de Vincent van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

O sucesso do pintor neerlandês só veio depois que a viúva de seu irmão, Johanna, conseguiu promovê-lo, além de vender e valorizar as obras que herdou. Sem sucesso, van Gogh passou por dificuldades financeiras em sua vida.


2. Outras carreiras

Antes mesmo de dedicar-se à arte, Van Gogh tentou a sorte como negociante de arte e professor, explica o History Hit. Insatisfeito com as profissões, ele começou a pintar, aos 27 anos. Em carta a Theo, seu irmão, em 1880, disse que se tornaria artista.

Foi após isso que ele partiu em viagens em busca de sua própria visão artística. Passou por Bélgica, Holanda, Londres e França para tal.

+ 'Amendoeira em Flor': 5 curiosidades sobre a delicada obra de Van Gogh;


3. Muitas obras

Embora van Gogh tenha se dedicado à Arte por apenas uma década de sua vida — afinal, foi aos 37 anos que deu um tiro no próprio peito —, ele criou um acervo impressionante, com cerca de 2.100 obras, incluindo 900 pinturas. Muitas foram criadas em seus últimos dois anos de vida.

No começo, ele usou camponeses e fazendeiros como modelos, e, mais tarde, fez quadros de flores, paisagens e autorretratos, pois, não tinha dinheiro para pagar modelos. A falta de dinheiro também o forçou a pintar por cima de muitas de suas obas, em vez de comprar telas novas.

'Mulheres carregando sacos de carvão na neve', de van Gogh / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

4. A Noite Estrelada

Entre obras elogiadas, a de maior destaque e mais conhecida de Van Gogh é 'A Noite Estrelada'. Um fato que nem todos sabem, é que esse quadro foi criado quando o artista estava internado no asilo de Saint-Remy-de-Provence, na França, para se recuperar de um colapso nervoso ocorrido em 1888 — o fatídico em que ele cortou sua orelha esquerda.

A obra retrata a vista da janela de seu quarto, e certamente é uma das criações mais famosas da história da arte.

'A Noite Estrelada' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

5. Últimas palavras

Van Goghatirou no próprio peito em um campo de trigo em Auvers, França, onde estava pintando, no dia 27 de julho de 1890. Após isso, ele ainda foi tratado por dois médicos. Infelizmente, uma infecção no ferimento o levou à morte dois dias depois.

Quando ele morreu, o irmão, Theo, estava ao seu lado. E foi para ele que o artista disse suas últimas palavras: "La tristesse durera toujours" ("A tristeza durará para sempre", em português).