Um dos filmes de terror mais famosos, Massacre da Serra Elétrica apresenta uma curiosa ligação com a história de Ed Gein
Em 1974, "O Massacre da Serra Elétrica" estreou e abalou profundamente o público, estabelecendo-se como um marco no gênero do terror. O filme narra a história de um grupo de jovens viajando pelo Texas que, ao ficarem sem gasolina, encontram uma fazenda isolada.
Na esperança de obter combustível, eles entram na casa e descobrem os horrores que ela esconde, incluindo o assassino Leatherface, que usa uma serra elétrica e veste máscaras feitas de pele humana.
Embora o filme seja notoriamente "baseado em uma história real", a veracidade desse fato é frequentemente questionada. Na realidade, a inspiração por trás de Leatherface foi Ed Gein, um homem cuja trajetória macabra, marcada pelo roubo de túmulos e assassinatos, serviu de base para o enredo. Gein seria obcecado por pele e partes do corpo humano, mas sua história diverge significativamente dos eventos retratados no filme.
"O Massacre da Serra Elétrica" não é exatamente "baseado" em uma história real, mas foi fortemente inspirado por uma. O infame Ed Gein era um assassino em série e ladrão de túmulos que viveu em Wisconsin. Sua casa estava repleta de partes do corpo que ele coletava de cadáveres exumados, explica a revista People.
Gein também se tornou um assassino e foi oficialmente acusado da morte de duas mulheres. Seu fascínio mórbido com corpos humanos e seu uso desses restos para criar objetos domésticos inspiraram diretamente as máscaras de pele usadas por Leatherface nos filmes.
O diretor Tobe Hooper revelou em 2015 ao The Flashback Files que cresceu ouvindo histórias sobre Gein.
"Eles nos contaram a história sobre um homem que vivia na cidade vizinha deles, (...) que estava cavando sepulturas e usando os ossos e a pele em sua casa", explicou Hooper. “Para mim, ele era como um verdadeiro bicho-papão.”
Ed Gein residia na pequena cidade rural de Plainfield, Wisconsin. Quando a polícia invadiu sua casa após o desaparecimento da proprietária de uma loja de ferragens local, Bernice Worden em 1957, eles encontraram um cenário macabro.
O corpo decapitado e esfolado de Worden estava pendurado como um cervo. Além disso, a polícia encontrou inúmeros crânios humanos, cabeças decapitadas e móveis estofados com pele humana.
Nascido em 1906, Ed Gein teve uma infância tumultuada com um pai alcoólatra e uma mãe extremamente puritana e dominadora. Após a morte da mãe em 1945, Gein tornou-se recluso e desenvolveu um interesse mórbido por corpos humanos. Ele começou a desenterrar túmulos antes de eventualmente se voltar para assassinato.
Gein foi capturado após matar Bernice Worden. Durante as investigações, foi revelado que ele também havia assassinado Mary Hogan anos antes. Apesar das evidências esmagadoras contra ele, Gein foi considerado insano e passou o resto da vida em instituições mentais até sua morte por câncer de pulmão em 1984.
Sua casa incendiou misteriosamente poucos meses após sua prisão, evitando assim que se tornasse uma atração macabra.
Além de inspirar "O Massacre da Serra Elétrica", Ed Gein influenciou outros filmes como o personagem Norman Bates em "Psicose" e Buffalo Bill em "O Silêncio dos Inocentes".
Recentemente, a Netflix anunciou que Charlie Hunnam o interpretará na terceira temporada da série antológica "Monstro", criada por Ryan Murphy.