Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: 5 detalhes da história real que ficaram de fora da série

"Irmão Menendez: Assassinos dos Pais" retrata o caso de Lyle e Erik Menendez, no entanto, deixa detalhes da história real de fora

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 22/09/2024, às 16h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" - Divulgação/Netflix
Cena de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" - Divulgação/Netflix

Série mais assistida por brasileiros na plataforma de streaming Netflix, a segunda temporada de "Monstro" retrata um dos crimes mais chocantes dos Estados Unidos. Em 1989, José e Kitty Menendez foram assassinados pelos próprios filhos, Lyle e Erik. 

Misturando fato e ficção, a série apresenta os dois lados da história. A acusação, determinada a levar os irmãos para a cadeia, alegou que o crime foi motivado por ganância.

A defesa, por outro lado, revelou que os irmãos sofreram abuso físico e emocional dos pais. Se sentindo ameaçados, Lyle e Erik alegaram que o assassinato foi autodefesa.

Ainda que aborde o crime, as investigações, os relatos dos irmãos e a polêmica condenação, a série deixou de fora alguns detalhes da história real de fora. Confira alguns exemplos abaixo!

1. Fala problemática

Durante o julgamento, a promotora Pam Bozanich argumentou que "homens não poderiam ser estuprados", uma visão controversa e problemática.

Cena de "Irmãos Menendez: Assassinos dos Pais" - Divulgação/Netflix

Ao expressar sua visão sobre a série da Netflix, Erik Menendez fez uma menção indireta a fala da promotora, ao relembrar "Uma época em que a promotoria construiu uma narrativa em um sistema de crenças de que os homens não eram abusados ​​sexualmente e que os homens vivenciavam o trauma do estupro de forma diferente das mulheres".


2. Evidências

Novas evidências incentivaram os irmãos a solicitarem uma nova audiência, na esperança de reverter suas sentenças. A petição de Habeas Corpus detalha as acusações receitas feitas por Roy Rosselló, ex-integrante do grupo Menudo, contra José Menendez.

Rosselló disse ter sido molestado pelo pai de Lyle e Erik nos anos 1980, semelhante ao que eles alegaram na época dos julgamentos.

Ao mesmo tempo, foi revelada uma correspondência escrita por Erik para seu primo, Andy Cano. Meses antes dos assassinatos, ele falou dos abusos cometidos por José.


3. Reencontro

Lyle e Erik Menendez - Getty Images

A série chega ao fim com Erik e Lyle transferidos para diferentes presídios, no entanto, a produção da Netflix não mostra o que veio depois.

Após serem sentenciados à prisão perpétua, sem possibilidade de liberdade condicional, os irmãos ficaram separados por 22 anos até se reunirem em 2018, quando o Menendez mais velho foi transferido para a mesma prisão de Erik. Hoje, eles cumprem a pena no mesmo local.


4. Casamentos na prisão

A série também deixa de fora que Lyle casou-se duas vezes enquanto estava preso, com seu primeiro casamento terminando após cinco anos. Erik, assim como o irmão, se casou com uma mulher com quem trocava correspondências. Eles seguem juntos.


5. Livro

Tammi Ruth Saccoman, esposa do caçula, escreveu um livro no qual descreve seu relacionamento com ele, intitulado "They Said We'd Never Make It - My Life with Erik Menendez" ("Eles disseram que nunca conseguiríamos - Minha Vida com Erik Menendez).