Em setembro de 2013, a Nasa lançou o foguete Minotaur 5, da missão LADEE, mas o episódio foi lembrado por fotografia icônica
Publicado em 29/09/2024, às 13h00 - Atualizado em 01/10/2024, às 21h59
Em abril de 1961, o cosmonauta Yuri Gagarin entrou para a história ao se tornar o primeiro ser humano a orbitar a Terra de uma espaçonave. Desde então, é fascinante acompanhar toda a tensão em torno das viagens ao espaço, e os lançamentos de foguetes.
Todos os anos, missões espaciais são lançadas pela NASA, por isso, nem todos esses lançamentos são tão emblemáticos quanto a da Apollo 11, que tornou Neil Armstrong no primeiro homem a pisar na Lua, ou até mesmo a quase desastrosa Apollo 13. Mas, vez ou outra, momentos isolados podem dar o que falar.
+ Armstrong, Aldrin e Collins: Afinal, o que aconteceu com tripulação da Apollo 11?;
Esse foi o caso de um lançamento ocorrido em 2013. Relembre o episódio!
Era 7 de setembro de 2013, quando a NASA deu início ao lançamento do foguete Minotaur V, da missão Lunar Atmosphere and Dust Environment Explorer (LADEE, ou "Explorador da atmosfera lunar e do ambiente de poeira", em português). Como é de costume, o lançamento foi registrado de vários ângulos e formatos diferentes, com imagens e vídeos.
Porém, uma das câmeras remotas da NASA capturou uma cena que chamou bastante atenção quando divulgada. Isso porque o foguete não é o destaque da fotografia: também é possível ver, em meio à fumaça, a silhueta de um pequeno sapo, que certamente se assustou quando foi lançado pela propulsão da nave espacial.
A imagem é tão impressionante, que chega a parecer que a pequena silhueta foi inserida digitalmente. Porém, conforme repercutiu a NBC News na época, o porta-voz do Mid-Atlantic Regional Spaceport — de onde foi feito o lançamento —, Jeremy Eggers, confirmou que a foto é legítima.
Tudo bem, podemos aceitar que a imagem é real. Mas, como um sapo foi parar na base de lançamento de foguetes, tão próximo ao ponto de sair "voando" com a propulsão?
Segundo a NBC, a plataforma de lançamento no Mid-Atlantic Regional Spaceport possui uma espécie de "piscina" para o sistema de despejo de água de alto volume, um detalhe que, muitas vezes, passa despercebido nos impressionantes registros de lançamentos.
Esse sistema serve para proteger a plataforma de danos, além de suprimir consideravelmente os ruídos durante os lançamentos de foguetes. E, para o azar daquele sapinho, o lugar era úmido e fresco, adequado para que pudesse relaxar — se não fosse o perigo iminente de um foguete.