BBC removeu episódio de Doctor Who no streaming após polêmica de Huw Edwards, ex-apresentador da emissora; entenda
A BBC removeu um episódio de Doctor Who no serviço de streaming iPlayer, informa o site de notícias NME. As cenas contam com a participação do ex-apresentador Huw Edwards, envolvido em escândalo.
No episódio de 2006 intitulado "Fear Her", da segunda temporada, o Doutor, interpretado por David Tennant, viajou para o futuro e testemunhou a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres 2012, narrada pelo ex-apresentador.
Edwards, de 62 anos, declarou-se culpado na quarta-feira, 31, de três acusações de produção de fotografias indecentes de crianças. Ele admitiu possuir 41 imagens ilegais, enviadas a ele pelo pedófilo condenado Alex Williams, sendo sete delas classificadas como do tipo mais grave. Duas das imagens retratam um menor que tem entre sete e nove anos.
A BBC expressou estar "chocada" com o caso e esclareceu que Edwards teria sido demitido se tivesse sido acusado antes de deixar a corporação há três meses. "Não há lugar para um comportamento tão abominável e nossos pensamentos estão com todos os afetados", acrescentou a emissora.
Edwards agora pode enfrentar uma sentença de prisão e deverá comparecer novamente ao tribunal em 16 de setembro.
O apresentador esteve na mira da BBC em julho do ano passado, quando surgiram alegações de má conduta sexual. A polícia, entretanto, não encontrou evidências de conduta criminosa nessas alegações.
Em abril, Edwards renunciou à BBC seguindo "orientação médica". Após os primeiros relatos em julho passado, sua esposa revelou que ele havia sido hospitalizado com "graves problemas de saúde mental", e sua renúncia na época foi baseada nas recomendações médicas.
As notícias sobre as atuais acusações contra Edwards apenas surgiram no início desta semana.
Edwards era um dos principais jornalistas da emissora. Ele cobriu algumas das maiores histórias globais das últimas três décadas, incluindo a posse de Barack Obama, o casamento do Príncipe William e Kate Middleton e o anúncio da morte da Rainha Elizabeth II.
Entre 1994 e 2003, Edwards apresentou o "BBC Six O'Clock News", que na época era o programa de notícias mais assistido no Reino Unido.