Do 11 de setembro a eleição de Trump, série sobre a família amarelada, supostamente, já fez diversas previsões do futuro. Mas como isso acontece?
Publicado em 11/02/2024, às 09h00 - Atualizado em 13/02/2024, às 07h07
No ar desde 1989, Os Simpsons atualmente está em sua 35ª temporada, com mais de 760 episódios já exibidos na televisão. A animação retrata satiricamente o estilo de vida de uma família norte-americana comum de classe média, sendo aclamada pelos fãs há décadas devido aos seus icônicos personagens.
Considerada como uma das maiores séries de todos os tempos da história da televisão, Os Simpsons também possui todo uma mística, afinal, vira e mexe trechos do show viralizam por 'preverem o futuro'. Mas o que os criadores acham disso tudo?
+ 5 previsões impressionantes de ‘Os Simpsons’
Em 2019, a Radio 1 Newsbeat, da BBC, conversou com dois dos roteiristas das histórias da família amarelada. E, um dos assuntos discutidos foi sobre as previsões feitas na série.
Acompanhando Bart Simpson e sua família desde o início de tudo, Al Jean falou sobre os bastidores de seu trabalho. "Você fica em uma sala com 10 a 20 pessoas realmente engraçadas".
"Então, talvez a melhor coisa que possa acontecer seja Trump fazer algo idiota, aí você tem muitas pessoas que podem fazer piadas sobre aquilo na hora", continuou, apontando que trabalhar no programa é como uma espécie de terapia em grupo.
Mas como os assuntos do cotidiano acabam interferindo no processo de criação dos roteiristas? A resposta é muito simples, conforme esclarece Stephanie Gillis: "Há tanta coisa acontecendo no mundo que precisamos conversar sobre isso".
"É por isso que acho que acabamos falando muito sobre o programa fora do trabalho, porque muito do que está acontecendo no mundo acaba na série", diz o outro roteirista no bate-papo.
E, é justamente por isso que muitas coisas que ainda não aconteceram acabam aparecendo no programa antes delas, de fato, serem realizadas. Um exemplo disso é previsão que Os Simpsons fizeram de que Donald Trump se tornaria presidente dos Estados Unidos.
No caso do Trump, em 2000, estávamos procurando uma celebridade engraçada que pudesse virar presidente na história", contextualiza Al Jean.
A ideia, no entanto, por mais conspiratória que possa parecer, não era tão improvável assim. Afinal, conforme a BBC, o próprio magnata já havia declarado na época que, em algum dia, poderia concorrer ao cargo.
Embora algumas previsões possam ser explicadas, outros prognósticos feitos pela série acabaram se tornando alvo de teorias conspiratórias. Um desses episódios remete ao trágico 11 de setembro de 2001.
+ O cômodo da Casa dos Simpsons que muitos fãs não conhecem
"Eles compraram um guia de Nova York que tinha as palavras '9 dólares' ao lado de uma foto das Torres Gêmeas, então parecia uma referência ao 11 de setembro. Mas foi pura coincidência", garante Al Jean.
Como pode ser visto na imagem abaixo, a capa do guia mostra o número 9 (preço do produto) seguido por uma imagem das Torres Gêmeas que pode ser entendida como o número 11. Assim, a junção remeteria ao 9/11 — data no formato americano.
Com centenas de episódios produzidos, os roteiristas acreditam que as previsões não são uma loucura tão grande como muitas imaginam. "Se você fizer muitas previsões, 10% estarão corretas", explicou na época Al Jean.
Somos uma espécie de futurologistas que escrevemos 10 meses à frente, então estamos tentando adivinhar o que vai acontecer", finalizou Stephanie.