Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Idade Média

De onde vem a expressão "Quem cala consente"?

Aquele que não se manifesta contra uma atitude concorda com ela. Desde o século 13, esse é o significado da máxima popular quem cala consente

Izabel Duva Rapoport Publicado em 17/11/2019, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bonifácio VIII - Wikimedia Commons
Bonifácio VIII - Wikimedia Commons

Presente em várias línguas, como o inglês (silence gives consent) e o espanhol (quien calla otorga), a expressão foi cunhada por Bonifácio VIII, papa entre 1294 e 1303, em uma de suas decretais.

As decretais eram as cartas oficiais dos papas medievais em resposta a consultas populares sobre questões jurídicas e morais. “O que o líder do clero decidia acabava virando lei”, afirma Ricardo da Costa, historiador e professor da Universidade Federal do Espírito Santo e da Universidade de Alicante, na Espanha. “Essa era uma das formas de o direito canônico combater as leis orais, baseadas em tradições e superstições”, explica ele.

Por causa de suas bulas e decretais, Bonifácio VIII foi sequestrado na Itália e morto a mando de Filipe IV, o Belo. O rei da França não concordava com as ideias de Bonifácio, que isentou a Igreja de impostos e declarou o poder dos papas superior ao dos reis.

Bonifácio VIII, aliás, ficou conhecido como o papa ateu que queria dominar o mundo. Além de declarar o poder absoluto do pontífice sobre todos os outros governantes, Bonifácio, com seu exército, saqueou e queimou a cidade italiana de Palestrina em 1298, matando 6 mil pessoas. Foi deposto militarmente pelos franceses. E curiosamente, para quem queria o papa Bonifácio VIII como imperador do mundo, parece que ele não acreditava em Deus.

Segundo o historiador britânico John McCabe, ele teria afirmado diante de bispos, arcebispos e o rei: “Nunca existiu Jesus, e a hóstia é só água e farinha. Maria não era mais virgem que minha própria mãe, e não existe mais problema em adultério que em esfregar uma mão na outra”.

Após sua morte na prisão, foi sucedido por Bento IX. E logo, logo, em 1305, assumia um novo papa, Clemente V, que transferiu a sede do papado de Roma para a cidade provençal de Avignon. Com a queda de Bonifácio VIII, a Igreja teve de se calar e consentir a retomada de poder da monarquia.


Saiba mais sobre a Igreja Católica através das obras abaixo

Martinho Lutero. Uma Coletânea de Escritos - Série Clássicos da Reforma (2017)

link - https://amzn.to/2CEGenl

História da Reforma: Um dos acontecimentos mais importantes da história do cristianismo em uma narrativa clara e envolvente, Carter Lindberg (e-book)

link - https://amzn.to/32Iuafx

Como A Igreja Católica Construiu A Civilização Ocidental, Thomas E. Woods Jr (2008)

link - https://amzn.to/33MHG2Z

As verdades que nunca te contaram sobre a Igreja Católica: A verdade por trás das cruzadas, da inquisição e muito mais, Alexandre Varela, Viviane Varela (2018)

link - https://amzn.to/32K9aoQ

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.