Após revelar imagem inédita da carcaça do submarino da OceanGate, Guarda Costeira dos Estados Unidos divulga vídeo com detalhes da descoberta dos destroços
Na última quarta-feira, 18, a Guarda Costeira dos Estados Unidos divulgou um vídeo do momento exato em que os destroços do submarino Titan, da OceanGate, foram encontrados no fundo do mar.
O veículo marinho implodiu de maneira catastrófica no ano passado, durante uma expedição aos destroços do lendário RMS Titanic, em meados de junho.
+ Falhas no submarino Titan foram alertadas por engenheiro 5 anos antes da tragédia
Conforme repercutido pelo g1, o vídeo da descoberta da carcaça do Titan foi gravado por um veículo não tripulado das equipes de busca, em 22 de junho de 2023 (quatro dias após o desaparecimento do Titan). Mas as imagens só foram divulgadas ontem, como parte das audiências da Guarda Costeira — que prepara um inquérito sobre o acidente.
No vídeo, que pode ser conferido logo abaixo, é possível ver a cauda do veículo — que ficou parcialmente preservada após a implosão; que aconteceu a cerca de 3.800 metros de profundidade, no solo do Oceano Atlântico Norte.
"No dia 22 de junho de 2023, às 10h50 (horário local), o veículo operado remotamente (ROV) Pelagic Research Services 6000, que estava em busca desde sua chegada ao local do incidente, descobriu o cone de cauda traseiro e outros destroços do Titan no fundo do mar após uma extensa busca. Essa descoberta levou à conclusão definitiva da perda catastrófica do submersível Titan e à morte de todos os cinco tripulantes a bordo", aponta relatório da investigação.