Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Brasil

Universidade Federal do Ceará (UFC) terá o seu primeiro curso de graduação em Arqueologia

Nova graduação na Universidade Federal do Ceará visará formação de profissionais para atender à alta demanda no estado

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 30/08/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Universidade Federal do Ceará - Reprodução/Governo do Ceará
Universidade Federal do Ceará - Reprodução/Governo do Ceará

A Universidade Federal do Ceará (UFC) anunciou a criação de seu primeiro curso de graduação em Arqueologia, marcando um avanço significativo para a instituição e para o estado.

A novidade foi divulgada pelo reitor Custódio Almeida durante a inauguração da nova sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-CE) em Fortaleza. Com previsão para início das aulas em 2026, o curso oferecerá 50 vagas anuais, distribuídas entre os dois semestres.

Vinculado ao Centro de Ciências da UFC e ao Departamento de Geologia, o curso promete atender à crescente demanda por avaliações arqueológicas no Ceará, especialmente nas áreas de geologia, história e medicina. Segundo o reitor, há um déficit de profissionais especializados no estado, o que dificulta o resgate e a preservação do patrimônio histórico e natural.

Uma das áreas de destaque do novo curso será a arqueologia marinha, que já desperta grande interesse entre os futuros alunos e profissionais do campo.

Expansão

O projeto para a criação da graduação passará por várias etapas de aprovação dentro da universidade, incluindo o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e o Conselho Universitário (Consuni).

A expectativa é que todas as aprovações sejam concluídas até o final de 2024, permitindo que as primeiras turmas sejam abertas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2025.

Atualmente, segundo 'O Povo', o Brasil conta com apenas 14 cursos de graduação em Arqueologia, tornando a iniciativa da UFC uma contribuição significativa para a formação de novos profissionais no país.