Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / EUA

Como um pacote de salgadinho causou problema em caverna nos EUA

Saco de Cheetos foi deixado por visitante dentro de caverna do Parque Nacional de Carlsbad Caverns, no estado do Novo México

por Giovanna Gomes
[email protected]

Publicado em 11/09/2024, às 08h31 - Atualizado em 14/09/2024, às 09h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Caverna do Parque Nacional de Carlsbad Caverns - Divulgação/Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos
Caverna do Parque Nacional de Carlsbad Caverns - Divulgação/Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos

Depois que um visitante deixou um saco de Cheetos dentro da caverna do Parque Nacional de Carlsbad Caverns, no Novo México, o Serviço Nacional de Parques dos Estados Unidos emitiu um alerta sobre o impacto significativo que resíduos alimentares podem causar no frágil ecossistema local.

"Na escala da perspectiva humana, um saco de lanche derramado pode parecer trivial, mas, para a vida na caverna, pode ser transformador”, destacou o parque em uma publicação, conforme o portal de notícias O Globo.

O incidente, segundo a instituição, ameaçou o equilíbrio delicado do ambiente subterrâneo. O milho processado dos Cheetos, ao absorver a umidade da caverna, criou um ambiente propício para o crescimento de microrganismos e fungos.

Grilos de caverna, ácaros, aranhas e moscas logo se organizam em uma teia alimentar temporária, dispersando os nutrientes para a caverna e suas formações ao redor. Mofo se espalha nas superfícies próximas, frutifica, morre e cheira mal. E o ciclo continua”, prosseguiu.

O parque em questão também alertou que o consumo de alimentos ou bebidas dentro da caverna, com exceção de água pura, atrai animais, perturbando o habitat de 17 espécies de morcegos que vivem ali, entre 400 mil e 800 mil exemplares, incluindo o morcego-de-cauda-livre-brasileiro.

Limpeza do local

Os guardas florestais levaram cerca de 20 minutos removendo o mofo e outros detritos causados pelo descarte do saco de Cheetos. Esse material introduziu vida microbiana e fungos alheios ao ecossistema natural da caverna, algo que poderia ter sido facilmente evitado.

"Grande ou pequeno, todos nós deixamos um impacto aonde quer que vamos. Que todos nós deixemos o mundo um lugar melhor do que o encontramos”, concluiu a postagem, incentivando os visitantes a serem mais conscientes.