Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Pesquisadores descobrem escultura de cabeça romana na Inglaterra

Descoberta foi feita pelo projeto "Uncovering Roman Carlisle" no norte do país; arqueólogos celebram o sucesso das escavações

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2024, às 18h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Escultura de cabeça romana descoberta em Carlisle, Inglaterra - Frank Giecco, Cumberland Council
Escultura de cabeça romana descoberta em Carlisle, Inglaterra - Frank Giecco, Cumberland Council

Colaboradores do grupo arqueológico "Uncovering Roman Carlisle" encontraram uma cabeça romana esculpida em pedra em um sítio arqueológico no Carlisle Cricket club, na região norte da Inglaterra. O projeto dá continuidade a um trabalho iniciado em 2021 e que já tinha localizado outras duas esculturas do tipo em 2023, no mesmo local.

Acredita-se que a obra de 18 cm por 13 cm representa a imperatriz Julia Domna e, sendo assim, ela teria provavelmente sido esculpida entre os anos de 193 e 211. A escultura foi descoberta em uma área ao sul de um edifício romano monumental, onde já foram encontrados restos mortais de uma mulher cremada.

O sítio arqueológico está localizado próximo às ruínas do forte de Uxelodonum, local que serviu como sede da Ala Petriana, um pelotão de elite que contava com mais de mil cavaleiros romanos.

As duas cabeças romanas encontradas em 2023 - Frank Giecco, Cumberland Council

Os militares dessa fortaleza controlavam os territórios a oeste de Carlisle e também supervisionavam a travessia de tropas e viajantes pelo Rio Éden. Segundo historiadores, existem fortes indícios de que o local constituia uma sede administrativa do Império Romanona região.

Desde o início das escavações, a equipe do "Uncovering Roman Carlisle" encontrou mais de 4000 artefatos romanosna região, os quais incluem moedas do Império, relíquias militares, gesso de parede e até mesmo o pé de uma boneca. O projeto foi criado com o objetivo de encontrar restos do balneário romano, além de preservar as ruínas das construções remanescentes na área.

+ Arqueólogos encontram carruagem romana na Bulgária

Em entrevista ao portal Archaelogy News, Frank Giecco, arqueólogo-chefe da expedição, comenta:

As descobertas que fizemos aqui são únicas, tanto em quantidade quanto em qualidade. A cabeça de pedra, em particular, se destaca por seu fino artesanato, que contrasta com as cabeças maiores e mais monumentais encontradas no ano passado.”

O próximo objetivo do "Uncovering Roman Carlisle" é expandir as áreas de busca. Os estudiosos pretendem investigar o interior de um grande edifício encontrado recentemente ao sul do sítio de escavação. Nele, já foram descobertos artefatos militares, ossos de animais e duas taças romanas intactas.