Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

'Achado arqueológico notável': Espadas romanas de cavalaria são descobertas na Inglaterra

O achado datado do Império Romano surpreendeu pesquisadores britânicos

Ingredi Brunato Publicado em 18/09/2023, às 11h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As espadas romanas descobertas - Divulgação/ Youtube/ Cotswold District Council
As espadas romanas descobertas - Divulgação/ Youtube/ Cotswold District Council

Na região das colinas de Cotswolds, que ficam situadas na área central da Inglaterra, um comício de detecção de metais fez várias incríveis descobertas que foram usadas quase 2 mil anos atrás, durante a Roma Antiga.

Entre os artefatos encontrados estão duas antigas espadas romanas de cavalaria (isso é, feitas para serem usadas por guerreiros montados em cavalos), bainhas, ferramentas de madeira, armamento e fragmentos de uma tigela de cobre.

Cllr Paul Hodgkinson, político da região, comentou a descoberta com animação, segundo repercutiu o News Cotswold, portal pertencente ao governo local: 

"Esta nova descoberta mostra a história incrivelmente profunda que Cotswolds tem. As pessoas perguntaram famosamente: 'O que os romanos fizeram por nós?'. Bem, eles acabaram de nos dar alguns exemplos surpreendentes de armas usadas há quase 2.000 anos, quando Cirencester era a segunda maior cidade da Grã-Bretanha. Este é realmente um achado arqueológico notável e mal posso esperar para que os visitantes o vejam em exibição nos próximos anos", afirmou ele. 

Detalhe surpreendente 

De acordo com o professor Simon James, que foi chamado para avaliar a descoberta, o fato de duas espadas de cavalaria terem sido encontradas juntas é incomum: 

Em termos de paralelos, não consigo pensar em descobertas de mais de uma espada sendo depositada em qualquer circunstância semelhante na Grã-Bretanha romana", apontou o pesquisador. 

Os artefatos históricos foram encaminhados ao Museu Corinium, onde estão sendo submetidos a análises de raio-X e posteriormente entrarão em exposição. Além disso, a equipe responsável por examinar as relíquias romanas está investigando o local onde elas foram achadas com mais profundidade a fim de tentar identificar como os objetos foram parar ali.