Responsável pela descoberta já realizava detecção de metais há uma década quando topou com o valioso achado; entenda!
Em Suffolk, condado não metropolitano da Inglaterra, um detectorista de metais descobriu um valioso tesouro de 2 mil anos que remonta ao Império Romano. As relíquias consistem em instrumentos de cozinha, como pratos, travessas, tigelas e uma xícara.
O responsável pela descoberta, Martin White, participava de um evento de detecção quando deu a sorte grande, conforme repercutiu o portal ITVX.
Eu tenho detectado por cerca de 10 anos, e esta é a descoberta mais importante que fiz até agora. Foi muito emocionante. Procuramos rapidamente o Serviço de Arqueologia para que as peças pudessem ser retiradas e registradas, sem que fossem danificadas. Foi um privilégio se envolver em todo o processo, desde a descoberta até a escavação e a exibição dos achados."
Os objetos históricos, vale mencionar, estavam posicionados cuidadosamente em seu esconderijo, mostrando ter sido um ato deliberado. Segundo especulado pelos pesquisadores locais, o tesouro poderia ter sido enterrado por seu proprietário para ser mantido seguro ou então se tratar de uma oferenda a divindades.
As relíquias serão expostas em um museu próximo de onde foram encontradas até 2024, quando passarão para as mãos do Serviço de Museus de Norfolk.
Melanie Vigo di Gallidoro, a conselheira de arqueologia do Condado de Suffolk, também comentou a descoberta:
É incrível pensar que esse frágil tesouro sobreviveu a milhares de anos e, ao ser descoberto por Martin, isso contribui para a história de Suffolk. Este é um exemplo fantástico de trabalho em equipe, com muitas organizações se unindo para ajudar a preservar a história de Suffolk", observou ela, segundo o ITVX.