Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Detectorista de metais encontra tesouro romano de 2 mil anos na Inglaterrra

Responsável pela descoberta já realizava detecção de metais há uma década quando topou com o valioso achado; entenda!

Redação Publicado em 29/06/2023, às 16h33 - Atualizado em 30/06/2023, às 19h48

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da escavação do tesouro romano - Divulgação/ Norfolk Museum Service
Fotografia da escavação do tesouro romano - Divulgação/ Norfolk Museum Service

Em Suffolk, condado não metropolitano da Inglaterra, um detectorista de metais descobriu um valioso tesouro de 2 mil anos que remonta ao Império Romano. As relíquias consistem em instrumentos de cozinha, como pratos, travessas, tigelas e uma xícara. 

O responsável pela descoberta, Martin White, participava de um evento de detecção quando deu a sorte grande, conforme repercutiu o portal ITVX.  

Eu tenho detectado por cerca de 10 anos, e esta é a descoberta mais importante que fiz até agora. Foi muito emocionante. Procuramos rapidamente o Serviço de Arqueologia para que as peças pudessem ser retiradas e registradas, sem que fossem danificadas. Foi um privilégio se envolver em todo o processo, desde a descoberta até a escavação e a exibição dos achados."

 Os objetos históricos, vale mencionar, estavam posicionados cuidadosamente em seu esconderijo, mostrando ter sido um ato deliberado. Segundo especulado pelos pesquisadores locais, o tesouro poderia ter sido enterrado por seu proprietário para ser mantido seguro ou então se tratar de uma oferenda a divindades.

As relíquias serão expostas em um museu próximo de onde foram encontradas até 2024, quando passarão para as mãos do Serviço de Museus de Norfolk. 

Reação das autoridades 

Melanie Vigo di Gallidoro, a conselheira de arqueologia do Condado de Suffolk, também comentou a descoberta: 

É incrível pensar que esse frágil tesouro sobreviveu a milhares de anos e, ao ser descoberto por Martin, isso contribui para a história de Suffolk. Este é um exemplo fantástico de trabalho em equipe, com muitas organizações se unindo para ajudar a preservar a história de Suffolk", observou ela, segundo o ITVX.