Escavações revelam um rico tesouro funerário e desafiam as teorias sobre a construção de um monte romano na Província de Varna
Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 24/09/2024, às 16h00 - Atualizado em 30/09/2024, às 07h05
Uma equipe de arqueólogos búlgaros, liderada pelo Dr. Vladimir Slavchev, realizou uma descoberta espetacular durante escavações em um túmulo antigo localizado entre Vetrino e Provadia, na Bulgária.
Os pesquisadores desenterraram os restos bem preservados de uma carruagem romana de duas rodas, conhecida como "biga", com os restos de um cavalo. Essa descoberta marca a primeira de seu tipo na região e oferece novas perspectivas sobre a vida e a cultura romana na Bulgária.
O monte funerário, datado do século 2 e início do século 3 d.C., foi construído em várias fases e apresenta características únicas. As misteriosas estruturas de pedra em forma de domo, encontradas ao redor do lado sul do monte, intrigam os arqueólogos, que ainda não conseguiram determinar sua função específica. Dentro do próprio monte, foram encontradas fossas de cremação contendo artefatos, como vasos de cerâmica e vidro, além de moedas romanas.
A carruagem romana é considerada uma das peças mais importantes da descoberta. Com um alto nível de preservação, os arqueólogos acreditam que será possível reconstruí-la para exibição pública.
A presença da carruagem sugere que seu proprietário era uma pessoa de alta posição social, possivelmente envolvida em atividades militares ou cerimoniais.
Conforme o 'Archaeology News', a equipe de arqueólogos continuará investigando o local visando desvendar os mistérios que ainda cercam esse fascinante achado.