Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Irmãos Menendez

Irmãos Menendez: Como é a vida de Lyle e Erik na cadeia?

Caso dos irmãos Menendez, que chocou os Estados Unidos em 1989, é tema de nova série true crime da plataforma de streaming Netflix

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 23/09/2024, às 18h00 - Atualizado em 24/09/2024, às 18h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Erik e Lyle Menendez - Arquivo pessoal
Erik e Lyle Menendez - Arquivo pessoal

Na última semana, a plataforma de streaming Netflix chamou atenção com o lançamento da segunda temporada de "Monstro", focada no infame caso de Lyle e Erik, conhecidos mundialmente como irmãos Menendez, que chocaram os Estados Unidos no início da década de 1990.

Em 1989, os irmãos assassinaram brutalmente seus pais, José e Kitty Menendez. De um lado, a acusação alegava que os rapazes foram motivados pela ganância, visando herdar a fortuna da família. Do outro, a defesa revelou que ambos foram violentados pelos familiares durante anos. 

Em março de 1990, eles acabaram presos e, posteriormente, condenados por homicídio em primeiro grau. Temendo a pena de morte, os irmãos receberam sentenças de prisão perpétua sem direito à liberdade condicional.

Na época dos assassinatos, Lyle tinha 21 anos e Erik, 18. Hoje, com 56 e 53 anos, respectivamente, eles continuam cumprindo suas penas. Com a estreia da série da Netflix, confira como os irmãos vivem na cadeia. 

Cena da série "Irmãos Menendez" - Netflix

Reencontro

Vale lembrar que, após as condenações, Lyle e Erik foram encarcerados em diferentes instalações. Entre 1996 e 2018, Lyle fez pedidos para ser transferido para uma prisão mais próxima de Erik.

Somente em 2018, ele foi transferido para a Richard J. Donovan Correctional Facility em San Diego, onde ambos permanecem em unidades habitacionais separadas. 

Ao longo dos anos, o comportamento exemplar dos Menendez lhes concedeu algumas liberdades dentro da prisão. Atualmente, eles residem em uma instalação que oferece programas de reabilitação e oportunidades educacionais, explica o Mirror.

Os irmãos Menendez - Divulgação

No ambiente prisional, os irmãos têm acesso a aulas de ioga e arte. Erik abraçou a religião e passou a instruir presidiários sobre o tema, além de se interessar por meditação.

"Erik estava realmente assegurando aos presidiários que existe um Deus que nos ama. Isso foi maravilhoso para mim porque ele nunca teve essa experiência em casa", disse Marta Cano, irmã de José, em entrevista à ABC News. 

Reforma penitenciária

Após anos de turbulência, Lyle e Erik também desenvolveram habilidades artísticas, colaborando com a confecção de um mural dentro da prisão. Além disso, tornaram-se defensores da reforma penitenciária e oferecem apoio a outros detentos que sofreram abuso sexual, afirma o Mirror.

Sobre a vida amorosa, vale lembrar que Erik casou-se com Tammi Saccoman após ela ter escrito para ele durante seu julgamento. Lyle casou-se inicialmente com Anna Eriksson; após o divórcio, ele se casou com Rebecca Sneed.