Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Cinema

Veja 5 filmes que você não sabia que eram inspirados em Shakespeare

Um dos maiores dramaturgos de todos os tempos, William Shakespeare serviu como inspiração para várias obras famosas da cultura pop; confira!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 23/09/2024, às 19h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de '10 Coisas que Eu Odeio em Você' (1999), retrato de William Shakespeare, e cena de 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Buena Vista Pictures Distribution / Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Disney
Cena de '10 Coisas que Eu Odeio em Você' (1999), retrato de William Shakespeare, e cena de 'O Rei Leão' (1994) - Reprodução/Buena Vista Pictures Distribution / Domínio Público via Wikimedia Commons / Reprodução/Disney

Ao longo da história, tivemos grandes artistas que revolucionaram, cada um a sua maneira, o mundo da arte, seja Mozart com a música, Leonardo da Vinci com as pinturas ou Michelangelo com as esculturas. Porém, quando se fala de literatura e de como se contar uma narrativa, poucos são tão influentes quanto William Shakespeare.

Considerado o maior escritor do idioma inglês, e também o maior dramaturgo de toda a história, William Shakespeare viveu entre os séculos 16 e 17 no Reino Unido, e é o autor de inúmeras obras consagradas na eternidade e que, à sua maneira, inspiram novas obras até hoje — como 'Hamlet' e 'Romeu e Julieta'.

Antigo retrato de William Shakespeare / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Confira a seguir 5 filmes que foram inspirados nas antigas obras de William Shakespeare, e que você provavelmente não sabia:

+ Os bastidores da arte: 6 curiosidades sobre os teatros nos tempos de William Shakespeare

1. Amor, Sublime Amor

Cena de 'Amor, Sublime Amor' (1961) / Crédito: Reprodução/United Artists

"No lado oeste de Nova York, à sombra dos arranha-céus, ficam os guetos de imigrantes e classes menos favorecidas. Duas gangues, os Sharks, de porto-riquenhos, e os Jets, de brancos de origem anglo-saxônica, disputam a área, seguindo um código próprio de guerra e honra. Tony, antigo líder dos Jets, se apaixona por Maria, irmã do líder dos Sharks, e tem seu amor correspondido. A paixão dos dois fere princípios em ambos os lados, acirrando ainda mais a disputa".

Esta é a sinopse de 'Amor, Sublime Amor', um clássico musical de 1961 dirigido por Jerome Robbins e Robert Wise. E se tratando de Shakespeare, não precisa nem mesmo ser um grande conhecedor para perceber detalhes como dois amantes que não são aceitos juntos devido a tramas familiares, desenvolvendo uma paixão "proibida"... Uma premissa bastante repetida desde 'Romeu e Julieta', do dramaturgo britânico.


2. Trono Manchado de Sangue

Cena de 'Trono Manchado de Sangue' (1957) / Crédito: Reprodução

Além até mesmo das terras que falam inglês, em 1957 foi lançado o filme japonês 'Trono Manchado de Sangue', dirigido pelo lendário Akira Kurosawa. Aqui, acompanhamos um comandante militar que busca o poder no Japão feudal, impulsionado por sua ambiciosa esposa.

No filme, de maneira básica, temos um espírito substituindo as bruxas do enredo de 'Macbeth', com Isuzu Yamada dando vida à ardilosa Lady Asaji Washizu. No filme, também estrela Toshiro Mifune como o protagonista, Taketoki Washizu.


3. 10 Coisas que Eu Odeio em Você

Cena de '10 Coisas que Eu Odeio em Você' (1999) / Crédito: Reprodução/Buena Vista Pictures Distribution

Um clássico romance adolescente, '10 Coisas que Eu Odeio em Você' foi lançado em 1999 e é dirigido por Gil Junger, contando com Julia Stiles e Heath Ledger — em seu papel de estreia — como protagonistas. Aqui, Patric Verona é contratado por Cameron James (Joseph Gordon-Levitt) para namorar a mal-humorada Kat, irmã mais velha de Bianca (Larisa Oleynik), pois o pai das garotas só permitirá que a mais jovem tenha um namorado caso a mais velha também tenha.

Aqueles que conhecem bem as obras de Shakespeare percebem logo a semelhança de sua narrativa com a peça 'A Megera Domada' — que, vale mencionar, também foi inspiração para a novela brasileira 'O Cravo e a Rosa', de Walcyr Carrasco.


4. Jogo de Intrigas

Cena de 'Jogo de Intrigas' (2001) / Crédito: Reprodução/Lions Gate Films

"Odin (Mekhi Phifer) é querido por todos, tem uma namorada bonita e a admiração do time de basquete onde joga. A sua vida aparentemente perfeita desperta a inveja do amigo Hugo (Josh Hartnett), filho do treinador, que cria um plano para desmoralizar Odin e tomar seu lugar, aproveitando-se do ciúme que ele tem pela namorada".

A narrativa cheia de intriga e manipulações em 'Jogo de Intrigas', dirigido por Tim Blake Nelson — e mais uma vez trazendo Julia Stiles na lista —, é inspirada diretamente na antiga peça de teatro 'Otelo', o "Mouro de Veneza", de Shakespeare.


5. O Rei Leão

Cena de 'O Rei Leão' (1994) / Crédito: Reprodução/Disney

A lista não poderia se encerrar sem um grande clássico da Disney, que já se inspirou em vários contos e lendas históricos para criar algumas de suas animações mais emblemáticas. E no caso de 'O Rei Leão' (1994), acompanhamos uma narrativa basicamente inteiramente inspirada em 'Hamlet', de Shakespeare.

Ambas as histórias acompanham um jovem príncipe cuja vida e posição são ameaçadas depois que o tio mata seu pai e assume o trono. Até mesmo os amigos do príncipe, Rosencrantz e Guilderstern, possuem suas próprias versões animais animadas: Timão e Pumba.