Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Matérias / Da Vinci

Mona Lisa: Existem códigos secretos no quadro de Da Vinci?

Uma das obras de arte mais famosas e enigmáticas já feitas, a 'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, até hoje segue envolta em mistérios sobre o gênio renascentista

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 18/08/2024, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci - Domínio Público via Wikimedia Commons
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci - Domínio Público via Wikimedia Commons

Localizado em Paris, na França, o Museu do Louvre é considerado o museu mais visitado de todo o mundo. Apenas em, 2023, a instituição recebeu 8.860.000 visitantes. 

O fluxo de pessoas não é à toa: ali, estão algumas das obras de arte mais importantes e História, como a "Vênus de Milo", "A Coroação de Napoleão", "A Liberdade guiando o povo", a "Virgem das Rochas" e, certamente, uma das pinturas mais famosas que já existiu, a 'Mona Lisa'.

Criada no início do século 16 pelo gênio renascentista Leonardo da Vinci, a 'Mona Lisa' (também chamada de 'La Gioconda', no italiano) mostra uma mulher de perfil, com um olhar sereno e um sorriso tímido.

Embora simples, a cena se tornou um dos maiores símbolos do Renascimento. Acredita-se que a mulher ali retratada seja Lisa Gherardini, a esposa do rico comerciante florentino Francesco del Giocondo.

[Colocar ALT]
'Mona Lisa' / Crédito: Domínio Público via Wikimedia Commons

Por mais que esses detalhes em torno da 'Mona Lisa' façam com que ela pareça uma obra simples, ao longo dos anos uma variedade de teorias surgiram, alegando que Lisa Gherardini talvez não fosse a verdadeira modelo da pintura. Entre as especulações mais populares, está a de que ela seria uma versão feminina do próprio Leonardo da Vinci.

Gênio polímata

O surgimento de teorias não é sem razão: Leonardo da Vinci comprovou, ao longo de sua vida, que era um verdadeiro gênio em várias áreas, e que praticamente nada que fazia era sem intenção. Um verdadeiro polímata, ele se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico.

Isso tudo sem mencionar que ele criou os fundamentos do que seriam os paraquedas, os tanques de guerra, os helicópteros e aviões, e até mesmo os robôs. Além de que teria compreendido o conceito da gravidade antes mesmo de seu criador, Isaac Newton, do fim do século 17.

Ilustração representando Leonardo da Vinci / Crédito: Getty Images

Um exemplo de como poucas coisas que da Vinci fazia eram à toa, é que em 2007, séculos após sua morte, um músico italiano alegou ter descoberto em uma de suas principais obras, 'A Última Ceia', uma melodia escondida. Já em 2010, pesquisadores do Comitê Nacional de Patrimônio Cultural da Itália descobriram, bem na 'Mona Lisa', o que poderiam ser "códigos secretos" — os verdadeiros "códigos da Vinci", em referência à obra literária de Dan Brown.

Segredo da Mona Lisa

Conforme repercutido pelo Live Science, depois que membros do Comitê Nacional de Patrimônio Cultural da Itália ampliaram imagens de alta resolução da 'Mona Lisa', minúsculos símbolos ocultos foram identificados nos olhos da mulher ali representada.

A olho nu, os símbolos não são visíveis, mas com uma lupa eles podem ser vistos claramente", disse o presidente do Comitê, Silvano Vinceti, ao The Telegraph.

Conforme descrito pelo The Telegraph, no olho esquerdo da Mona Lisa, parece haver letras e números, com algo como um "CE" ou um "B". Já no olho direito, encontraram as letras "LV", o que poderia ser uma representação do nome de Leonardo da Vinci.

Além disso, no arco da ponte ao fundo da figura, Vinceti acrescentou que pôde ser encontrado o que seria um "L" e o número 2. "É notável que ninguém tenha notado esses símbolos antes, e pelas investigações preliminares que realizamos, estamos confiantes de que eles não são um erro e foram colocados ali pelo artista".

O que significa cada um destes símbolos, porém, segue um mistério, e permanece a dúvida de se existe, de fato, um "código" que da Vinci esperava que fosse solucionado em algum momento.