Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Arqueólogos encontram antigos tabuleiros de jogo maia no México

Nove tabuleiros de patolli, com mais de 1.000 anos, revelam a importância social e espiritual dos jogos na antiga civilização maia

Gabriel Marin de Oliveira, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 11/09/2024, às 19h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Arqueólogos cuidando das gravuras - Reprodução/Gobierno de México
Arqueólogos cuidando das gravuras - Reprodução/Gobierno de México

Arqueólogos envolvidos nas escavações de uma ferrovia no sul do México, fizeram uma descoberta significativa: nove tabuleiros de jogo patolli, esculpidos em um piso, foram encontrados próximos à cidade de Xpujil, em Campeche. A descoberta remonta ao período Clássico Tardio (600–900 EC) e revela detalhes fascinantes sobre a antiga civilização maia.

O jogo de patolli, popular entre os maias, astecas e outras civilizações mesoamericanas, era mais do que um simples passatempo. Ele envolvia uma combinação de sorte e estratégia, e, além de entretenimento, tinha um forte significado ritual e espiritual, estando associado a divindades e eventos do calendário.

Patolli refletia a complexidade social e espiritual das culturas que habitavam esta região”, explicou o arqueólogo Félix CamachoZamora, coordenador do projeto de resgate.

As descobertas

Os tabuleiros foram encontrados em estado deteriorado, exigindo medidas de conservação imediata. Segundo os especialistas, as tábuas esculpidas, com formas circulares, quadradas e linhas difusas, indicam diferentes usos ou períodos de construção.

Além de sua função lúdica, os tabuleiros possivelmente serviam como um meio de interação social e diplomacia entre as elites locais.

Foto
Tabuleiro de patolli - Biblioteca Medicea Laurenziana Digital

Segundo o 'Archaeology News', além dos tabuleiros, a equipe descobriu dois centros cerimoniais do mesmo período, ampliando o entendimento sobre o cenário político e cultural da região durante o Clássico Tardio.