Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Mundo

Casa da 'verdadeira' Mona Lisa vai à venda, na Itália

Antiga propriedade da família de Francesco del Giocondo, em Florença, está à venda; confira detalhes sobre local em que verdadeira 'Mona Lisa' teria vivido!

Éric Moreira
por Éric Moreira

Publicado em 15/07/2024, às 08h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, e propriedade de Florença - Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Italia Sotheby's International
'Mona Lisa', de Leonardo da Vinci, e propriedade de Florença - Domínio Público via Wikimedia Commons / Divulgação/Italia Sotheby's International

Uma oportunidade bastante única surgiu para aqueles que sonham em viver na Itália — ou já vivem lá —, em uma histórica propriedade onde possivelmente viveu uma das figuras mais conhecidas de toda a história. Isso porque a antiga casa que pertenceu â 'verdadeira' família da 'Mona Lisa', representada por Leonardo da Vinci, está a venda.

Chamada de Via della Prata Scandicci, a propriedade rural está em Florenda, e pertenceu à família de Francesco del Giocondo. Segundo registros históricos, foi ele quem encomendou o retrato de sua esposa, Lisa Gherardini, a Leonardo da Vinci — acarretando na produção do que possivelmente é a obra de arte mais famosa de toda a história.

Depois de Giocondo, vale mencionar, o imóvel já teve vários outros donos, e agora pode ser adquirido mais uma vez por "apenas" 18 milhões de euros (cerca de 106 milhões de reais, na cotação atual), conforme descrito em publicação na Sotheby's International da Itália.

+ Château de Malmaison: o local onde morreu Josefina, amor de Napoleão

Propriedade

Conforme repercutido pelo portal Splash, do UOL, a propriedade italiana conta com 14 quartos e 15 banheiros, sendo o terreno dividido em casa principal e anexos. Ao todo, são 27 hectares (270 mil metros quadrados), contando casa, imóvel do zelador, edifícios para uso agrícola, capela, piscina e quadra de tênis, tudo separado por jardins e áreas arborizadas.

A estrutura da casa principal, por sua vez, possui três andares e ainda um subsolo. Projetada originalmente pelo arquiteto inglês Cecil Pinsent, os andares da propriedade são conectados por escadas e um elevador.