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Notícias / Egito Antigo

Arqueólogos descobrem origem do jogo de tabuleiro mais popular do Antigo Egito

Descobertas sugerem que jogo foi responsável por uma conexão cultural entre o Mar Cáspio e o Sudoeste da Ásia; confira!

Felipe Sales Gomes, sob supervisão de Fabio Previdelli Publicado em 23/09/2024, às 20h30

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Jogo de tabuleiro "Cães e Chacais" - Metropolitan Museum of Art
Jogo de tabuleiro "Cães e Chacais" - Metropolitan Museum of Art

Famoso no Egito Antigo, o jogo de tabuleiro "Cães e Chacais" pode ter sido inventado no sudoeste da Ásia, promovendo interações humanas há mais de 4 mil anos. É o que sugerem as descobertas arqueológicas feitas recentemente em um sítio de escavação no Azerbaijão, onde historiadores encontraram tabuleiros do jogo que datam de aproximadamente 2 mil anos a.C..

+ Senet: conheça o curioso jogo dos antigos egípcios

A descoberta indica que o jogo foi adotado por criadores de gado da região do Mar Cáspio muito antes do previsto pelos estudiosos. O exemplar mais antigo de "Cães e Chacais" do qual se tinha conhecimento havia sido encontrado na tumba de um antigo governador egípcio que teria morrido em algum ponto entre 2064 e 1952 a.C.

Os pesquisadores que encontraram o artefato no sítio arqueológico argumentam que, na Antiguidade, alguns jogos eram particularmente populares em algumas regiões, e isso teria possibilitado uma grande interação entre povos de diferentes culturas. 

O Jogo "Cães e Chacais"

Também conhecido como "58 buracos", cada partida do jogo era disputada entre dois jogadores e contava com 10 pinos com cabeças de cães e chacais esculpidas em uma das extremidades, 5 de cada animal para cada jogador. 

O tabuleiro era formado por duas linhas paralelas de 10 buracos, ao centro, e uma linha única em arco de 38 buracos no entorno. Alguns buracos também eram interligados por linhas desenhadas em sua superfície. 

É muito provável que o objetivo do jogo tenha sido cruzar todo o percurso do tabuleiro com as peças de cada jogador, e que os buracos conectados entre si tivessem alguma função especial, como no jogo "Cobras e Escadas".

As inúmeras variações posteriores do jogo manteriam a sua popularidade na Era Antiga por mais de mil anos, entre a metade da Idade do Bronze até o começo da Idade do Ferro.

Até agora, 70 exemplares do jogo foram encontrados no Egito, Irã, em Levante (Oriente Médio) e na antiga região da Mesopotâmia. Também foram encontrados 6 novos modelos de tabuleiro nas escavações do Azerbaijão, conforme repercurtido pelo portal The Independent.

Três desses tabuleiros, provenientes da região de Agdasduzu, provavelmente pertencem ao segundo milênio a.C., enquanto os outros três teriam sido criados em algum período entre a segunda metade do terceiro milênio a.C. e a primeira metade do segundo. 

Variação do jogo encontrada no Azerbaijão - Walter Crist et al., via European Journal of Archaeology

As descobertas foram publicadas no European Journal of Archaeology, da Universidade de Cambridge, Inglaterra. O estudo sugere que o jogo teria sido desenvolvido primeiramente no continente asiático, e não no Egito. Isso levantou a hipótese do jogo ter promovido uma integração entre diferentes regiões em uma área muito maior do que se imaginava, superando barreiras culturais. 

Os historiadores insistem que a popularização de "Cães e Chacais" provavelmente serviu o propósito de promover uma grande integração entre a comunidade egípcia e o sudoeste asiático, principalmente porque esse era o único jogo conhecido em ambas as regiões, tendo sido "amplamente jogado e difundido desde os primórdios de sua criação".