Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Notícias / Arqueologia

Túmulo da Idade do Bronze cercado por sepulturas é descoberto na Alemanha

Arqueólogos descobriram um grande túmulo da Idade do Bronze cercado por sepulturas de cremação da Idade do Ferro em Petershagen-Windheim, Alemanha

Luiza Lopes, sob supervisão de Éric Moreira Publicado em 05/08/2024, às 11h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Grande túmulo da Idade do Bronze encontrado na Alemanha - Divulgação/LWL-Archaeology for Westphalia/Andreas Wibbe
Grande túmulo da Idade do Bronze encontrado na Alemanha - Divulgação/LWL-Archaeology for Westphalia/Andreas Wibbe

Arqueólogos descobriram um grande túmulo da Idade do Bronze cercado por sepulturas de cremação da Idade do Ferro em Petershagen-Windheim, Alemanha.

A descoberta, feita durante a preparação para a expansão das obras de cascalho de Wesling, revelou um cemitério com urnas de cerca de 2.000 anos atrás.

Em comunicado, conforme repercutido pelo Heritage Daily, o Dr. Sven Spiong, chefe da filial de Arqueologia da LWL em Bielefeld, mencionou que a presença do cemitério já era sugerida por fotografias aéreas.

“Sabíamos por fotografias aéreas que muito provavelmente havia um cemitério escondido no chão aqui. A borda externa de um monte funerário e a vala circular eram visíveis na vegetação”, explicou.

Sepultamentos

De acordo com os arqueólogos, o monte funerário da Idade do Bronze serviu como um ponto de referência para sepultamentos da Idade do Ferro, onde urnas foram colocadas pela cultura do grupo Nienburg.

Evidências adicionais de sepultamentos e piras funerárias datam do século II a.C. ao final do século I a.C. e serão analisadas por radiocarbono para determinar uma linha do tempo mais precisa.

sepultamento
Evidências adicionais de sepultamentos e piras funerárias / Crédito: Divulgação/Dirk Dödtmann/Archaeological Services Blanck

Em nota, Sebastian Düvel, da LWL Archaeology, destacou que esses monumentos, visíveis por séculos, foram pontos de referência importantes para a paisagem de sepultamento ao longo do Weser Médio da Vestfália.

Os monumentos, que ainda são claramente visíveis séculos após terem sido construídos, representavam um importante ponto de referência na paisagem. Neste caso, eles foram o elemento central para outros sepultamentos nos séculos VII a V a.C. e nos séculos II a I a.C. Os novos sítios consolidam claramente a imagem de uma extensa paisagem de sepultamento com dezenas de montes e sepultamentos adjacentes ao longo do Weser Médio da Vestfália”, disse.