Datada da década de 1760, composição teria sido feita pelo lendário Wolfgang Amadeus Mozart ainda durante a adolescência; confira!
Publicado em 19/09/2024, às 15h40
Recentemente, foi descoberta em uma biblioteca na Alemanha uma peça musical até então desconhecida, composta por ninguém menos que o lendário compositor clássico austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.
Datada de meados ou mesmo do fim da década de 1760, a composição consiste em sete movimentos em miniatura, pensado em um trio de cordas, com duração de cerca de 12 minutos, segundo as bibliotecas municipais de Lípsia em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 19.
Mozart, vale mencionar, nasceu em janeiro de 1756, e desde criança mostrou-se um verdadeiro prodígio na música, compondo suas primeiras músicas bastante jovem sob a orientação de seu pai. A composição recém-descoberta, inclusive, provavelmente foi feita em sua adolescência.
A obra foi encontrada na biblioteca musical de Lípsia, no leste da Alemanha, enquanto pesquisadores compilavam a última edição do catálogo Köchel, o arquivo definitivo das composições musicais de Mozart, segundo o The Guardian. Vale mencionar, porém, que o manuscrito não foi feito pelo próprio Mozart, mas sim que seja uma cópia escrita em torno de 1780.
+ A misteriosa morte de Mozart, o gênio da música clássica
Após a descoberta, a peça inédita já foi tocada por um trio de cordas, durante a inauguração do novo catálogo da Köchel, que ocorreu na cidade de Salzburgo, na Áustria, nesta quinta-feira, 19. A peça se chama Ganz kleine Nachtmusik (o que pode ser traduzido livremente para 'Muito pouca música noturna').
Conforme descrito pelos responsáveis pela descoberta, a peça foi mantida "preservada em uma única fonte, na qual a atribuição ao autor sugere que a obra foi escrita antes da primeira viagem de Mozart à Itália".