Antes mesmo que Peter Jackson lançasse a clássica adaptação de 'O Senhor dos Anéis' para os cinemas, existiu uma versão soviética, com menos recursos, do universo de Tolkien
Publicado em 22/09/2024, às 11h00 - Atualizado em 24/09/2024, às 18h32
Pouca gente sabe, mas a clássica trilogia cinematográfica de O Senhor dos Anéis, dirigida por Peter Jackson, não foi a primeira adaptação para as telonas da obra de J.R.R. Tolkien.
Antes de se tornar a saga mais premiada da história do Oscar, com 17 estatuetas, uma versão russa de A Sociedade do Anel, foi exibida na televisão soviética em 1991, numa versão para lá de curiosa.
Filmada pela Leningrado TV (atual 5TV) e intitulada Khraniteli (Os Guardiões), a adaptação caiu no esquecimento ao longo dos anos e nunca foi reprisada, o que levou muitos fãs a acreditar que ela não passava de uma lenda.
Porém, em 2021, a produção foi disponibilizada no YouTube, gerando uma onda de curiosidade e nostalgia.
Embora o filme esteja apenas em russo, o idioma não impediu que ele se tornasse um sucesso tardio. Os cenários rudimentares e os efeitos especiais de baixo orçamento revelam as limitações da época, marcada pelo fim da União Soviética.
À BBC, Irina Nazarova, uma artista russa que assistiu à estreia em 1991, descreveu o filme como "um símbolo de um país em colapso", com figurinos e atuações aquém do esperado.
A adaptação foi baseada na primeira tradução de "O Senhor dos Anéis" para o russo, realizada em 1982 por Kistyakovsky e Muravyov.
Nazarova acredita que a versão televisiva foi uma tentativa de agradar o público que havia se encantado com os livros de Tolkien, embora, dadas as circunstâncias da época, seja necessário reconhecer o esforço da equipe por tentar trazer a história às telas.
Tendo tudo isso em mente, tenha um pouco de misericórdia com as pessoas que fizeram isso e dê-lhes créditos por pelo menos terem tentado. Não tenho certeza se alguém poderia ter se saído melhor naquelas circunstâncias”, disse ela.
Além de contar com uma trilha sonora composta por Andrei Romanov, da banda de rock Akvarium, a versão russa trouxe elementos do livro que não apareceram na adaptação de Jackson, como a presença de Tom Bombadil, personagem que não é afetado pelos poderes do Anel.
Khraniteli não foi a única adaptação soviética no universo de Tolkien. Em 1985, a Leningrado TV também produziu uma versão de O Hobbit, intitulada "A Jornada Fantástica do Senhor Bilbo Bolseiro, o Hobbit", que contou com a participação de atores e dançarinos do Teatro Acadêmico de Ópera e Ballet de Leningrado.
Além disso, houve uma tentativa de animar O Hobbit em 1991, com o projeto O Tesouro Sob a Montanha, mas apenas seis minutos dessa produção foram concluídos.