Datada de 5.750 anos atrás, a praça é um dos exemplos mais antigos de construção de praça circular na América do Sul andina
Recentemente, arqueólogos descobriram no sítio arqueológico Callacpuma, localizado no norte do Peru, uma antiga praça megalítica circular que data de cerca de 4.750 anos atrás, durante o período pré-cerâmico tardio. O achado impressiona, visto que esse é um dos exemplos mais antigos de construção de praça circular de toda a América do Sul andina.
Localizado na Bacia de Cajamarca, no norte do Peru, o sítio arqueológico é composto por duas paredes concêntricas de grandes pedras megalíticas depostas verticalmente, que são mantidas em pé sem a utilização de argamassa. A descoberta foi publicada no dia 14 de fevereiro na revista Science Advances.
+ Machu Picchu: A rica cidade perdida dos incas
Segundo o estudo, conforme repercutido pelo Heritage Daily, esse tipo de construção andina antiga é completamente nova para os arqueólogos. "Esta estrutura foi construída aproximadamente 100 anos antes das Grandes Pirâmides do Egito e mais ou menos na mesma época que Stonehenge", comenta o professor Jason Tooley, da Universidade de Wyoming, em comunicado.
Segundo os pesquisadores, a forma e o tamanho da construção, bem como a ausência de itens domésticos que sirvam de indício de habitação, sugerem que a praça provavelmente tinha propósito cerimonial para estes antigos povos andinos. Ele teria sido utilizado, ao menos periodicamente, durante o Período Inicial e o Horizonte Inicial (evidenciado por depósitos cerâmicos).
+ 135 sítios arqueológicos relacionados a cultos andinos são encontrados na Bolívia
Essa datação, por sua vez, faz com que a praça circular em Callacpuma seja o exemplo mais antigo documentado de arquitetura monumental e megalítica do Vale de Cajamarca, além de um dos primeiros do antigo Peru.
Provavelmente foi um local de encontro e cerimonial para alguns dos primeiros povos que viveram nesta parte do Vale de Cajamarca," acrescenta Toohey. "Essas pessoas viviam um estilo de vida principalmente de caça e coleta e provavelmente só recentemente começaram a cultivar e a domesticar animais."