Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Tenet

Tenet: Christopher Nolan comprou um Boeing 747 para destruir nas filmagens?

Recentemente, vídeo que mostra um avião explodindo foi atribuído ao filme Tenet, de Christopher Nolan; entenda

por Thiago Lincolins
[email protected]

Publicado em 09/04/2024, às 19h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena em que o avião explode em 'Tenet' - Divulgação
Cena em que o avião explode em 'Tenet' - Divulgação

Recentemente, um vídeo que mostra um avião explodindo num aeroporto foi atribuído ao cineasta Christopher Nolan. Em uma publicação viral no X, é dito que a aeronave foi comprada por ele apenas para ser destruída nas gravações do filme 'Tenet'. 

Com a dimensão da publicação, fica a dúvida: Nolan, de fato, comprou um avião para destruir no filme? 

Em Tenet, o público acompanha um agente da CIA conhecido como O Protagonista. Ele acaba chamado pela Tenet, uma misteriosa organização, para ingressar numa missão grandiosa.

"Um agente secreto tem de recuperar uma arma tão misteriosa como poderosa para travar uma guerra temporal que pode destruir o mundo", destaca a sinopse.

A gravação que viralizou na rede social é verídica. A sequência exibe o momento exato em que o avião colide com um hangar e explode.

Explosão

Durante entrevista à Total Film, Nolan explicou o que o motivou a comprar um avião e não recorrer a efeitos especiais.

"Planejei fazer isso inicialmente usando miniaturas e montagens de peças de teatro e uma combinação de efeitos visuais e tudo o mais", explicou durante a conversa, repercutida pela Rolling Stone Brasil. "Começamos a executar os números... Tornou-se aparente que seria realmente mais eficiente comprar um avião real do tamanho real e executar essa sequência de verdade na câmera, em vez de construir miniaturas ou seguir a rota da computação gráfica".

Ao conversar com a equipe, ele disse que queria um avião verdadeiro, e não uma réplica de fibra de vidro ou peças em tamanho real. 

“É algo estranho de se falar — como um tipo de compra por impulso, suponho”, disse Nolan. “Mas nós arriscamos, e funcionou muito bem, com Scott Fisher, nosso supervisor de efeitos especiais, e Nathan Crowley, o designer de produção, descobrindo como fazer essa grande sequência na câmera. Foi uma coisa muito emocionante de filmar”.

A cena surpreendeu Robert Pattinson, que está no elenco do filme em questão. 

"Você não pensa nem em hollywood que estaria fazendo uma cena em que eles têm um 747 real para explodir! É tão ousado ao ponto de ser ridículo", afirmou o artista. "Lembro que, quando filmamos, pensei: 'Quantas vezes mais isso vai acontecer em um filme?'"