Desde novos relacionamentos até mortes inesperadas, o final original de Renascer, exibido em 1993, garantiu reviravoltas; confira!
Durante os anos 1990, a telenovela brasileira "Renascer" cativou uma ampla audiência, e agora, em 2024, os telespectadores foram agraciados com um remake do clássico da televisão. Criada por Benedito Ruy Barbosa, a narrativa original conquistou o público com sua trama envolvente e personagens inesquecíveis.
A versão original do folhetim, lançado em 1993, deixou uma marca duradoura na televisão, retratando a vida rural permeada por conflitos e dramas familiares. O protagonista, José Inocêncio, interpretado por Antônio Fagundes e Marcos Palmeira (em 2024), personificou a determinação e a resistência, lutando incansavelmente para manter sua fazenda e família unidas.
Agora, em 2024, uma nova adaptação do fenômeno é transmitida pelo mesmo canal, resgatando a célebre história com um novo olhar. Com a inclusão de novos personagens, um elenco renovado e algumas alterações no enredo, a trama tem conquistado uma nova legião de fãs, ao mesmo tempo, em que resgata aqueles mais fiéis.
Contudo, resta a dúvida se a nova versão manterá o desfecho apresentado na versão original. Com isso em mente, relembre como foram alguns finais de personagens importantes de "Renascer" em 1993.
Um dos momentos mais comoventes foi a morte de José Inocêncio, conhecido como o "Coroné" do cacau. Após um atentado que o deixou fragilizado, ele faleceu nos braços de João Pedro (interpretado por Marcos Palmeira na versão original), seu filho rejeitado. Antes de partir, o protagonista pediu perdão ao herdeiro e encontrou a paz.
Já no plano espiritual, ele se reuniu com Santinha (interpretada por Patrícia França), o amor de sua vida, e juntos declararam seu amor eterno, conforme relatado pelo Gshow.
Na versão de 1993, o empresário José Venâncio (interpretado por Taumaturgo Ferreira), filho de Inocêncio, tem um destino trágico ao ser assassinado por Tenório (papel desempenhado por Herson Capri). Na trama atual, o papel do então vilão foi renomeado como Egídio e é interpretado por Vladimir Brichta.
Venâncio encontra seu irmão, João Pedro, no aeroporto de Ilhéus, e os dois partem de carro em direção à fazenda de seu pai. Durante o trajeto pela região rural da cidade, são surpreendidos por tiros que atingem João Venâncio, resultando em sua morte.
O personagem Tião Galinha, vivido por Osmar Prado em 1993 e por Irhandir Santos em 2024, é injustamente preso por um crime que não cometeu. Além disso, sua esposa é abusada sexualmente por Egídio, que aproveita a ausência do empregado para cometer o crime.
Abalado e sem perspectivas para o futuro, Tião decide encerrar sua própria vida enquanto está detido.
Após ficar viúva, Buba (interpretada por Maria Luisa Mendonça), usando uma barriga falsa de grávida, enfrenta a dura realidade quando José Inocêncio descobre sua verdadeira história e a impossibilidade de gerar filhos, conforme o portal O Povo.
Com o tempo, a personagem encontrou o amor novamente com José Augusto (interpretado por Marco Ricca), o filho mais velho de José Inocêncio. Uma cerimônia de casamento oficializou a união do casal, com o apoio da família.
Já a personagem Mariana (Adriana Esteves), que tanto tumultuou a relação entre pai e filho de Inocêncio e João Pedro, terminou a novela sozinha.
Após a morte de seu parceiro, ela decidiu que era hora de seguir sua vida. Decidida a deixar o passado para trás, ela se despediu de João e seguiu para o aeroporto.
A jovem Sandra (Luciana Braga) é filha de Tenório e chegou a cidade após sua fase de estudos fora. No final original, Sandra terminou a novela ao lado de João Pedro.
Além do casamento, eles foram agraciados com o nascimento de uma filha. Ele alegou que, com Sandra, descobriu o que é o amor.