Programa infantil, 'Castelo Rá-Tim-Bum' fez um estrondoso sucesso durante a década de 90 e fascina gerações
Programa que marcou os anos 90, 'Castelo Rá-Tim-Bum' ganhará um especial em comemoração aos seus grandiosos 30 anos. O especial conta até mesmo uma nova versão da clássica abertura.
Intitulado ‘Castelo Rá-Tim-Bum – Reencontro’, será realizado pela TV Cultura. Na realidade, não contempla exatamente os 30 anos de lançamento da série marcado para 9 de maio de 2024, no entanto, celebra o aniversário das filmagens e produção,iniciados em 1993
Segundo repercutido pela revista Recreio, o especial contará com os atores, que além de resgatar o passado, também discutem os momentos que eternizaram o programa no coração dos brasileiros. O especial será transmitido em 25 de fevereiro pela TV Cultura.
Com isso em mente, o site Aventuras na História resgata o que aconteceu com alguns dos atores responsáveis pelo sucesso do programa. Confira abaixo!
Interpretado pelo então menino de 9 anos Fredy Allan, Zeca era o mais novo da turma — e também o mais curioso —, o papel foi o segundo que Fredy fez em sua carreira. Com o fim do programa, o artista participou de espetáculos teatrais.
Em entrevista à Quem em 2012, o ator relembrou o sucesso e disse que ainda era reconhecido pelos fãs do programa. "Vivo na rua, não tenho esse problema. Às vezes, estou descendo escada de metrô e alguém fala: 'olha o Zequinha'. As pessoas vem conversar, me procurar no Facebook, na Internet, querem saber o que estou fazendo e assistir a todas as peças que faço”, disse ele.
Sobrinho do dono do castelo (o Tio Victor) Nino é feiticeiro e tem 300 anos de idade, mesmo sendo uma criança. Foi interpretado pelo talentoso Cássio Scapin, que aos 30 anos fez o papel que iria marcar a sua vida.
"O Nino chegou até mim. Me convidaram para fazer um teste na TV Cultura e como eu tinha um traquejo bom com essa história do clown, eu terminei o teste e pensei: eu peguei. Me chamaram e começamos o processo de construção do Castelo Rá-Tim-Bum, que eu acho que foi o único trabalho do gênero na televisão nacional, onde os atores tinham uma grande participação na construção do que a gente queria fazer e como queríamos fazer", relembrou o ator em entrevista ao Persona em 2020.
Cássio participou de inúmeras peças no Brasil e na Itália, e fez aparições em séries de comédia como 'Tá no Ar: A TV na TV (da rede Globo)' e na novela da mesma emissora, Deus Salve o Rei. Foi o protagonista da peça O Libertino, escrita por Jô Soares.
“Eu tive muita sorte na vida. Trabalhei com pessoas e mestres muito legais. Eu sou de um período de pessoas muito feras. Desde o ponto de vista artístico como intelectual, de formação cultural. É muito gratificante ter trabalhado com essa geração e ganhar o pão falando coisas importantes, tendo substância no que faz”, disse ele na época.
Luciano Amaral já era conhecido pelo público infantil e juvenil da TV Cultura por seu fantástico papel como Lucas Silva e Silva no seriado 'Mundo da Lua'. Em 'Castelo Rá-Tim-Bum', Luciano viveu Pedro, o menino mais esperto do grupo que — assim como os outros integrantes do grupo — usava vestimentas características.
Depois de seu papel no seriado, Luciano apostou em sua carreira como âncora, e até hoje trabalha nesta função no canal esportivo ESPN. Já apresentou a bancada do jornal esportivo SportsCenter e é host do ESPN FC Internacional.
Cinthya Rachel interpretou Biba, a única menina do grupo de quatro amigos, marcante também por ser a mais responsável e madura, além de ser a mais velha. Cinthya é formada em jornalismo e atuou como repórter na Rede Record.
Trabalhou como apresentadora durante muito tempo, e era figura carimbada no Programa da Eliana, no SBT. Atualmente, Rachel mora na Argentina com o marido, onde é atriz e diretora de dublagem.
"Foi uma coisa única na história, nunca vai existir um programa como este. É muito dinheiro, muito tempo, e hoje as coisas não são feitas nesse tempo", disse a atriz em 2022, conforme repercutido pelo Splash, do UOL.
Com uma vasta carreira na televisão e no cinema, Sérgio Mamberti, de 80 anos, sempre foi relembrado pelo seu simpático papel como o Doutor Victor Astrobaldo Stradivarius Victorius I, tio de Nino.
Com um espírito alegre, Sérgio ocupou durante anos cargos no Ministério da Cultura, chegando à presidência da FUNARTE. Seu último papel foi no teatro, ao atuar na peça 'O Ovo de Ouro'. Infelizmente, o ator faleceu em 2021, por decorrência de falência múltipla dos órgãos, aos 82 anos.
Vivendo o carismático alienígena colorido amigo do pessoal do Castelo, Wagner Bello morreu em 1994, antes de gravar sua última participação para o programa. Ele viveu o personagem preferido de muita gente, por ser um extra terrestre pouco acostumado com os costumes dos terráqueos causando situações cômicas.
Formado em Artes Dramáticas pela Universidade de São Paulo, trabalhou em inúmeras peças até fazer o teste para o papel no seriado infantil. Faleceu em decorrência da AIDS, na década de 90.