Próxima edição da premiação do Oscar, que ocorre em março de 2025, terá a brasileira Fernanda Torres como uma das favoritas ao prêmio de Melhor Atriz
Publicado em 19/09/2024, às 12h30
Até o começo desta semana, ainda havia dúvidas sobre a presença de um candidato brasileiro a prêmios na próxima edição do Oscar, que ocorrerá em março de 2025. Agora, porém, temos uma confirmação que traz bastante expectativa aos amantes de cinema brasileiros: Fernanda Torres, que estrelou recentemente o filme 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, é uma candidata ao prêmio de Melhor Atriz na premiação.
Vale mencionar ainda que um artigo recente publicado no The New York Times, do jornalista Kyle Buchanan, apontou a atriz brasileira como uma forte candidata ao prêmio. Na publicação, ele avalia os resultados da exibição do filme nos festivais de cinema de Veneza, Telluride e Toronto; e afirmou que, embora Nicole Kidman seja a favorita por seu papel em 'Babygirl', Fernanda Torres não fica de fora na disputa.
Internacionalmente, a repercussão de 'Ainda Estou Aqui' também vem sendo bastante positiva. O The Guardian definiu o longa como "um drama sombrio e sincero sobre os desaparecidos do país", e ainda destacou a performance de Fernanda Torres no papel de Eunice.
Dirigido pelo consagrado cineasta brasileiro Walter Salles, 'Ainda Estou Aqui' se inspira no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, publicado em 2015, que conta a história da mãe do autor — a verdadeira Eunice —, que batalhou durante muito tempo para descobrir o que aconteceu com o marido, o ex-deputado Rubens Paiva, que desapareceu durante a ditadura militar.
Além da própria Fernanda Torres, o filme também conta com mais figuras ilustres no elenco, incluindo Fernanda Montenegro, mãe de Torres, Selton Mello, Maeve Jinkings, Antonio Saboia, Humberto Carrão e Marjorie Estiano. Embora já tenha sido exibido em festivais internacionalmente, sua estreia está prevista apenas para o dia 15 de janeiro de 2025.
Por mais que o cinema brasileiro esteja repleto de obras ilustres e bastante elogiadas, como 'Cidade de Deus' (2002), 'Tropa de Elite' (2007) e 'O Auto da Compadecida' (2000), no total nós possuímos poucas indicações, e ainda menos vencedores no Oscar, a maior premiação de cinema do mundo.
Mas uma curiosidade relacionada à nova indicação de Fernanda Torres é que, em 1999, sua mãe, Fernanda Montenegro, foi indicada e uma forte candidata ao mesmo prêmio que agora é indicada, de Melhor Atriz. Embora tenha perdido para Gwyneth Paltrow por 'Shakespeare Apaixonado', esse episódio é lembrado como uma das escolhas mais injustas do Oscar.
+ Oscar: O dia em que Fernanda Montenegro representou o Brasil
Vale mencionar que, em 'Ainda Estou Aqui', Montenegro atua como a própria Eunice em um momento posterior de sua vida. Agora, mãe e filha dividem o mesmo personagem e ocupam o posto de ícones do cinema brasileiro, sendo mais uma chance para o Brasil receber uma estatueta do Oscar.